Skip nav

Recursos de Computação Avançada para Investigação e Inovação

Concurso de Projetos de Computação avançada: Inteligência Artificial em Cloud (1ª edição)

Em Destaque

17.08.2022 - A FCT publicou os Resultados Preliminares das Candidaturas elegíveis com acesso a Recursos Computacionais na plataforma da Google Cloud e o Resumo de Resultados. A notícia pode ser consultada aqui.

17.05.2022 - Nova data de encerramento de apresentação das Candidaturas para Concurso de Projetos de Computação Avançada: inteligência artificial em Cloud até dia 30 de maio de 2022, às 12:00 (meio dia).

23.03.2022 – Abertura das Candidaturas para Concurso de Projetos de Computação Avançada: inteligência artificial em cloud a partir do dia 30 de março de 2022 e até 18 de maio de 2022.

Visão geral e objetivos

A consolidação e o reforço do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) constituem prioridades da política de ciência e tecnologia. Através destas prioridades visa-se contribuir para a competitividade nacional e internacional da ciência e tecnologia, promover a inovação e transferência de conhecimento, assim como contribuir para a realização das aspirações globais definidas nos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Neste contexto, a FCT procura promover o reforço de competências das instituições científicas e tecnológicas através da sua participação em projetos de computação avançada.

A FCT tem a atribuição de gerir meios computacionais avançados disponíveis em rede e promover a sua acessibilidade às diferentes entidades do Sistema Educativo e do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, independentemente da sua natureza pública ou privada.

Como parte do seu esforço crescente para apoiar a investigação de excelência no meio académico português, a Google disponibilizou à FCT créditos na Google Cloud Plataform (GCP) no valor de 1M USD (um milhão de Dólares dos Estados Unidos).

A FCT gere a Rede Nacional de Computação Avançada (RNCA) procurando agregar os recursos nacionais de computação avançada, promovendo a cooperação entre os vários centros envolvidos e desenvolvendo parcerias nacionais e internacionais com outras entidades. Assim, a FCT abre o presente Concurso de Projetos de Computação Avançada, para suportar projetos de investigação e desenvolvimento nas áreas preferenciais de “Processamento de linguagem natural” (Natural Language Understanding) e “Ética na inteligência artificial” (Ethical Artificial Intelligence) e outras áreas científicas.

Recursos Computacionais a Concurso

O presente concurso disponibiliza recursos na Google Cloud Platform no valor total de 1M USD.

Tipologias de Acesso

O presente concurso agrega as seguintes tipologias de acesso:

  • Acesso Fixo caracteriza-se por:
    • créditos na Google Cloud Platform no valor de 25.000 USD (dólar dos Estados Unidos).
    • ter duração máxima de 365 dias.
    • aceitar candidaturas na modalidade de Apoio Institucional ou Apoio Individual (nos termos do artigo 4º do regulamento nº 10/2022).
    • aplicar-se a modalidade de conta Instrumentless Account na plataforma Google, sem associação de uma forma de pagamento a essa mesma conta.

    Na modalidade de conta Instrumentless Account na plataforma Google não se associa uma forma de pagamento à conta Google, como, por exemplo, um número de cartão de crédito. Esta modalidade possui as seguintes limitações face ao acesso do tipo Billing Ids & Safeguarding: 1) a conta é encerrada automaticamente quando se esgotarem os créditos não sendo possível após o encerramento recuperar dados ou aplicações que lá estivessem alojados; 2) não é possível aumentar os créditos definidos inicialmente; 3) não é possível alterar o tipo de conta para outro tipo que seja mais flexível; 4) não tem acesso a GPUs.

    A quota de recursos reservada para este tipo de acesso é de 50% dos recursos do concurso.

  • Acesso Variável caracteriza-se por:
    • créditos na Google Cloud Platform no valor de 150.000 USD (dólar dos Estados Unidos).
    • ter duração máxima de 365 dias.
    • aceitar candidaturas na modalidade de Apoio Institucional (nos termos do artigo 4º do regulamento nº 10/2022).
    • aplicar-se a modalidade de conta Billing Ids & Safeguarding na plataforma Google, com associação de forma de pagamento da responsabilidade do candidato.

    Na modalidade de conta Billing Ids & Safeguarding na plataforma Google o candidato associa uma forma de pagamento à conta Google, como por exemplo um número de cartão de crédito, mesmo que a utilização da GPC não venha a gerar pedidos de pagamentos no contexto do presente concurso. A forma de pagamento deverá ser disponibilizada pelo candidato. A FCT não disponibiliza qualquer forma de pagamento para associar a contas deste tipo. Este tipo de conta é considerado o caso normal de acesso à plataforma GCP não tendo as limitações do tipo Instrumentless Account, referidas anteriormente. Este tipo de conta permite configurar uma salvaguarda de faturação que consiste numa utilização dos créditos sem cobrar o cartão de crédito utilizado. Mais informações em: https://cloud.google.com/billing/docs/how-to/notify#cap_disable_billing_to_stop_usage.

    A quota de recursos reservada para este tipo de acesso é de 50% dos recursos do concurso.

Áreas a apoiar

O presente procedimento concursal pretende suportar projetos de investigação e desenvolvimento que utilizem a oferta GCP em inteligência artificial e algoritmos de análise de dados, de acordo com as seguintes quotas máximas, sendo que:

  • 80% dos recursos são reservados para áreas de Processamento de linguagem natural e Ética na inteligência artificial;
  • 20% dos recursos são reservados às restantes áreas científicas com utilização da oferta GCP em inteligência artificial e algoritmos de análise de dados, ou mais, caso não existam candidaturas suficientes para preencher a quota referida no ponto anterior.

Caso os recursos solicitados nas áreas anteriormente referidas não esgotem os recursos computacionais disponíveis em concurso, a parte remanescente poderá ser atribuída a candidaturas em quaisquer outras áreas.

Destinatários e Elegbilidade

São beneficiários, individualmente ou em co promoção:

  • As instituições de I&D (Investigação e Desenvolvimento)
  • Os laboratórios colaborativos;
  • Os centros de interface tecnológicos;
  • As infraestruturas de ciência e tecnologia;
  • As redes e consórcios de ciência e tecnologia;
  • Instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de I&D;
  • Polos de Inovação Digital;
  • Outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam ou participem em atividades de investigação, desenvolvimento ou inovação;
  • Empresas que desenvolvam projetos de computação avançada, em atividades de investigação, desenvolvimento ou inovação.
  • Pessoas singulares que exerçam atividade em Portugal e que pretendam desenvolver projetos de computação avançada em qualquer área científica.

Relativamente a candidaturas de empresas como beneficiárias, os projetos de computação avançada devem:

  • ocorrer no âmbito da investigação e inovação pré-concorrencial, ainda sem valor de mercado para os objetos tratados no âmbito da candidatura
  • não ultrapassar no seu conjunto 50% da dotação computacional total a atribuir no presente concurso.

Cada IR pode apresentar um máximo de UMA candidatura por tipologia, sempre sujeito à disponibilidade de recursos.

Como concorrer

As candidaturas devem ser apresentadas, em língua inglesa, a partir do dia 30 de março de 2022 e até 30 de maio de 2022.

Formulário próprio para candidatura a Acesso Fixo em: https://rnca.fccn.pt/candidaturas-iac-acesso-fixo/

Formulário próprio para candidatura a Acesso Variável em: https://rnca.fccn.pt/candidaturas-iac-acesso-variavel

Prazos e datas importantes

As candidaturas devem ser apresentadas, em língua inglesa, a partir do dia 30 de março de 2022 e até ao dia 30 de maio de 2022.

Critérios de Avaliação

Todas as candidaturas recebidas serão avaliadas, de acordo com os seguintes critérios, que são densificados e detalhados no guião de avaliação:

  • T1: Adequação técnica aos recursos solicitados
  • T2: Plano de aplicação dos recursos computacionais, razoabilidade e plano de trabalho
  • T3: Existência de projeto científico ou tecnológico associado à candidatura do projeto de computação avançada, com avaliação independente de mérito científico ou técnico, por entidade competente, nacional ou europeia

A avaliação de propostas será realizada por painel de peritos externos de acordo com os critérios definidos e aplicando a seguinte fórmula:

Nota final= 50% x T1 + 40% x T2 + 10% x T3

O painel de peritos externo gera uma lista ordenada de candidaturas por tipologia de acesso, de acordo com os critérios e ponderações definidas. O comité de acesso da RNCA integra e distribui os recursos computacionais.

Contatos

Informações sobre o concurso podem ser solicitadas através do endereço do correio eletrónico: rnca@fccn.pt

Nenhuma informação publicada nesta página substitui ou se sobrepõe sobre o Regulamento e Aviso de Abertura do Concurso.