Skip nav

Concursos da Rede Nacional de Computação Avançada (RNCA)

A FCCN, Unidade de Computação Científica Nacional da FCT, promove o desenvolvimento da Rede Nacional de Computação Avançada (RNCA), coordenando recursos nacionais de computação avançada, fomentando a cooperação entre os vários centros envolvidos e desenvolvendo parcerias nacionais e internacionais com outras entidades. Neste contexto, são promovidos concursos regulares para suportar tecnologicamente projetos de computação avançada em todos os domínios científicos.

Contacto da RNCA para informações: rnca@fccn.pt

2020

Concursos PRACE

A Associação PRACE - Partnership for Advanced Computing in Europe - promove a colaboração e a utilização da computação de alto desempenho ou High Performance Computing (HPC) a nível europeu. A participação portuguesa no PRACE é assegurada pela Universidade de Coimbra, com o apoio da FCT. Os concursos PRACE atribuem recursos de computação avançada, não sendo atribuído qualquer subsídio financeiro.

Contacto nacional da PRACE: prace_info@uc.pt

Concursos EuroHPC

A EuroHPC é uma Iniciativa Tecnológica Conjunta, criada no âmbito do Artº 187 do Tratado do Funcionamento da União Europeia, que envolve a Comissão Europeia e os Estados-Membros e Associados, contando também com o apoio da Plataforma Tecnológica Europeia para a Computação de Alto Desempenho (ETP4HPC) e da Big Data Value Association (BDVA). O objetivo da EuroHPC é contribuir para colocar a União Europeia na liderança das tecnologias de computação de alto desempenho, apoiando o desenvolvimento de supercomputadores de exaescala.

Para mais informações sobre a EuroHPC, consulte esta página.