Skip nav

Bolsas de Formação Avançada

Concurso DOCTORATES 4 COVID-19

Doctorates 4 Covid 19

Destaque

20.04.2020 - Esclarecimento da FCT acerca do Aviso de Abertura do Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento DOCTORATES 4 COVID-19.
Perante a infecção COVID-19, é necessário promover e apoiar a investigação ligada a esta pandemia e seu agente causal, SARS-CoV-2, de uma forma que esteja alinhada com os restantes esforços e iniciativas nacionais e internacionais. Essa promoção de investigação sobre a COVID-19 e o SARS-CoV-2 deverá ser multifacetada e, assim, basear-se no apoio a candidaturas em qualquer área científica, e que contribuam para pelo menos um dos nos nove objetivos descritos no Aviso de Abertura deste concurso, sempre com um foco nesta pandemia e neste vírus. Só uma abordagem de apoio à investigação focada na COVID-19 e no vírus SARS-CoV-2, que seja globalmente integrada, multidisciplinar, com complementaridade e abrangência, poderá contribuir para se originarem novos conhecimentos e se desenvolverem novas abordagens que permitam consolidar formas mais eficazes de lidar com esta pandemia, de uma maneira que seja inclusivamente extrapolável para outras pandemias futuras similares, com base no conhecimento adquirido. Esta estratégia, com foco exclusivo na COVID-19 e no SARS-CoV-19 está, assim, totalmente alinhada com a estratégia internacional, nomeadamente da União Europeia, de promoção de investigação focada neste problema, o que permitirá inclusivamente integrar projetos nacionais em esforços e redes internacionais. Por todas estas razões, as bolsas de doutoramento deste concurso só serão atribuídas a projetos no âmbito do novo coronavírus SARS CoV-2 da doença COVID-19, e alinhados com os nove objetivos descritos no Aviso de Abertura.

Visão Geral e Objetivos

O Concurso DOCTORATES 4 COVID-19 é aberto no âmbito do novo corona vírus SARS CoV2 e da doença Covid-19, orientado para a obtenção de novos conhecimentos que permitam criar competências para respostas a esta e a futuras pandemias e que se traduzam em medidas de prevenção eficientes, melhores cuidados de saúde e a um apoio efetivo aos cidadãos.

O concurso apoiará candidaturas em qualquer área científica que contribuam para os seguintes objetivos:

  1. Epidemiologia e fatores de risco de infeção e doença grave pelo vírus.
  2. A interação Homem-animal, mecanismos de resistência e de transmissão interespécies do vírus, e o risco de pandemias.
  3. Estratégias de prevenção e preparação para novas epidemias, incluindo vacinas.
  4. Abordagens inovadoras, incluindo novos métodos e novas tecnologias, para o diagnóstico da doença.
  5. Caracterização dos mecanismos de infeção viral.
  6. Caracterização da resposta do hospedeiro, imunológica celular e serológica, à infeção pelo vírus, impacto da idade e comorbilidades.
  7. Desenvolvimento de novas terapias e de novas abordagens terapêuticas, incluindo equipamentos de suporte de vida e de proteção individual para o combate à doença.
  8. Repercussões da infeção viral na saúde materna e no recém-nascido.
  9. Impacto psicológico e alterações de comportamento associadas à pandemia.

Destinatários e Elegibilidade

No âmbito do Concurso DOCTORATES 4 COVID-19 serão atribuídas 50 bolsas de investigação para doutoramento destinadas a financiar a realização, pelo bolseiro, de atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor que se enquadrem no âmbito do concurso e contribuam para os seus objetivos.

Podem concorrer investigadores de qualquer nacionalidade ou apátridas.

As atividades de investigação poderão ser realizadas em qualquer ambiente de produção e difusão de conhecimento, nacional ou internacional.

O plano de trabalhos poderá decorrer integralmente ou de forma parcial numa instituição nacional (bolsa no país ou bolsa mista, respetivamente).

Não são elegíveis candidaturas cujo plano de trabalhos decorra integralmente numa instituição estrangeira (bolsa no estrangeiro).

Como concorrer

As candidaturas são submetidas eletronicamente, utilizando o formulário disponível, a partir do dia 8 de abril de 2020, no portal myFCT. Cada candidato poderá apresentar apenas uma única candidatura.

Antes da submissão de candidatura recomenda-se a leitura dos seguintes documentos: Aviso de abertura, Anexo I ao Aviso de Abertura (Guião de Avaliação), Guião de Candidatura, Estatuto do Bolseiro de Investigação e Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT.

Prazos e datas Importantes

O concurso está aberto de 8 de abril de 2020 até às 17:00 (hora de Lisboa) de 14 de maio de 2020.

Contatos

Para questões relacionadas com a candidatura e com o formulário contacte-nos através do e-mail doctorates4covid@fct.pt. Este será o único canal de comunicação para questões diretamente relacionadas com o preenchimento do formulário de candidatura.

Para esclarecimento de dúvidas sobre a criação e gestão do seu CV, a plataforma do CIÊNCIAVITAE dispõe de um helpdesk a que pode aceder através do endereço: info@cienciavitae.pt.