Skip nav

Institutional Call to Scientific Employment Stimulus

(English version available soon)

Em Destaque

08.08.2018 - Foram publicados os resultados finais do concurso CEEC Institucional 2018 e disponibilizada a minuta de contrato programa do concurso CEEC Institucional 2018.
22.06.2018 - Foram publicados os resultados do concurso CEEC Institucional 2018.
02.05.2018 - Lista Provisória de Candidaturas Admitidas e Excluídas ao concurso CEEC Institucional 2018.
15.03.2018 - Disponibilizado Guião de Candidatura.
22.02.2018 - Estão disponíveis o Formulário de Candidatura e o Guião de Avaliação.

O concurso Estímulo ao Emprego Científico – Institucional tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de atividades de I&D, consagrando e estimulando a contratação de investigadores doutorados por instituições científicas, através de concursos anuais dirigidos a essas instituições ou a redes por elas constituídas. Irá apoiar planos de Emprego Científico e Desenvolvimento de Carreiras Científicas por Instituições de Ensino Superior, Laboratórios de Estado e outras instituições científicas, públicas ou privadas.

Serão selecionados para financiamento 400 contratos para investigadores doutorados. Pretende-se apoiar, aprofundar e especializar o exercício de atividades de investigação científica, desenvolvimento tecnológico e de gestão e comunicação em C&T, orientadas para o desempenho de missões e desafios científicos enquadrados na Agenda de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas para 2030. Pretende-se, ainda, estimular o emprego científico, através da contratação de investigadores doutorados para o exercício de atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico, no âmbito dos contextos institucionais que caracterizam o sistema científico e tecnológico nacional (STCN), incluindo cooperação institucional em rede, assim como reforçar as condições para a inovação e o aumento da competitividade do tecido produtivo, social e cultural.

As candidaturas devem assegurar a garantia de rejuvenescimento e de reforço de carreiras da Instituição contratante, e a articulação com a unidade de I&D associada.

Destinatários

Podem candidatar-se:

  1. Entidades não empresariais do sistema de I&D, designadamente instituições do ensino superior, seus institutos e unidades de I&D, Laboratórios do Estado ou internacionais com sede em Portugal e instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de I&D, incluindo laboratórios associados e laboratórios colaborativos.
  2. Empresas cuja atividade haja sido reconhecida como de interesse científico ou tecnológico ou às quais tenha sido atribuído o título de Laboratório Colaborativo.

O procedimento concursal valoriza e dá prioridade a candidaturas de instituições, ou redes entre instituições, que articulem e estimulem a co-localização de atividades I&D, de inovação e de ensino superior, designadamente entre instituições do ensino superior, seus institutos e unidades de I&D, hospitais e unidades de cuidados de saúde, Laboratórios do Estado ou internacionais com sede em Portugal e instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de I&D, incluindo laboratórios associados e laboratórios colaborativos.

Como concorrer

As candidaturas são submetidas eletronicamente, utilizando o formulário disponível nesta página a partir de 22 de fevereiro de 2018. Devem ser apresentadas em língua inglesa, de forma a possibilitar a sua avaliação pelo painel de avaliação internacional. Devem conter:

  1. Caracterização da Instituição (ou da rede de instituições) e do respetivo corpo de investigação e/ou docente a 31 dezembro 2017, a partir do último reporte oficial, se aplicável;
  2. Plano de Emprego Científico para o período 2018-2022, que demonstre esforços efetivos de rejuvenescimento e de reforço de carreiras, a cinco anos, da Instituição contratante, e articulação com a unidade de I&D associada na candidatura;
  3. Nível de apoio solicitado, em termos do número de contratos, por um período de 6 anos;
  4. Declaração de compromisso do dirigente máximo da Instituição.

As dúvidas deverão ser remetidas para o e-mail: info.ecinstitucional@fct.pt
Brevemente será desponibilizado um Guão de Candidatura.

Avaliação

Este procedimento concursal conta com a coordenação científica de António Cunha e de António Rendas. A avaliação das candidaturas é feita por um único painel, constituído por peritos internacionais de reconhecido mérito, com experiência de gestão institucional.

Mais informações serão disponibilizadas no Guião de Avaliação.

Nenhuma informação contida nesta página substitui ou se sobrepõe ao estipulado no Regulamento e no Aviso de abertura do Concurso

Contactos

Mais informações ou esclarecimentos deverão ser remetidos para o e-mail: info.ecinstitucional@fct.pt.