A FCT é parceira da iniciativa HBM4EU, um Programa Europeu Conjunto (EJP, European Joint Programme) que tem como objetivo coordenar e promover o avanço da biomonitorização humana na Europa (2017-2021). O consórcio é formado pela Agência Europeia do Ambiente, por 42 instituições beneficiárias de 30 países europeus (dos quais 24 são Estados-membros) e mais de 70 entidades associadas designadas Linked Third Parties (LTP). O programa beneficia de um cofinanciamento pela Comissão Europeia de até 70% dos custos totais elegíveis.
Os objetivos gerais do programa são:
A participação de Portugal neste programa é assegurada pelas seguintes entidades:
Cada país envolvido deve criar as condições para o desenvolvimento de uma National Hub em Biomonitorização Humana, que responderá às solicitações dos líderes dos pacotes de trabalho da iniciativa HBM4EU. Em Portugal, a National Hub é atualmente constituída pelas entidades acima indicadas, tendo como propósito acompanhar e gerir a participação portuguesa na iniciativa HBM4EU e levar à criação e desenvolvimento das bases de uma plataforma nacional de biomonitorização humana.
Ponto de contacto da National Hub – Portugal: Rita Cavaleiro (FCT)
Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Chipre, República Checa, Dinamarca, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Israel, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Reino Unido, República da Macedónia do Norte, Suécia, Suíça.
Rita Cavaleiro
Rita.Cavaleiro@fct.pt
Tel: (351) 213 911 541
Marta Abrantes
Marta.Abrantes@fct.pt
Tel: (351) 213 911 596
FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Av. D. Carlos I, 126 - 7º
1249 – 074 LISBOA
Portugal
Esta iniciativa recebeu financiamento do programa para a investigação e inovação da União Europeia Horizonte 2020, ao abrigo do contrato de subvenção N° 733032.