Skip nav

CONCERT

Cooperação Transnacional

CONCERT – Programa Europeu Conjunto para a Integração da Investigação em Proteção Radiológica

A FCT é parceira do CONCERT, um Programa Europeu Conjunto (EJP, European Joint Programme) que tem como objetivo contribuir para uma integração sustentável dos programas de investigação Europeus e nacionais na área de proteção radiológica (2015-2020). O consórcio é formado por 28 Instituições de 22 Estados-Membros da União Europeia e Noruega e 4 plataformas Europeias de investigação (MELODI, ALLIANCE, NERIS e EURADOS, que operam nas áreas de efeitos da radiação no ser humano, radioecologia, preparação para emergências nucleares e dosimetria, respetivamente). O CONCERT desenvolve o seu plano estratégico com base no trabalho destas plataformas e apoia o estabelecimento de uma plataforma Europeia de investigação no domínio da proteção contra radiações médicas. O CONCERT constitui, assim, uma estrutura integrante das agendas de investigação das plataformas europeias de investigação e dos programas de investigação nacionais. O EURATOM (European Atomic Energy Community), um programa da Comissão Europeia para a investigação e formação na área nuclear, cofinancia em até 70% dos custos totais elegíveis do CONCERT.

Os parceiros beneficiários do CONCERT lançaram o primeiro concurso transnacional do CONCERT com o objetivo de financiar projetos de investigação inovadores multidisciplinares em proteção radiológica.

Destaques

2 junho 2016: Lançamento do concurso

2 agosto 2016: Data limite para submissão de propostas

Por favor, consulte esta página regularmente para possíveis atualizações.

CONCURSO TRANSNACIONAL CONJUNTO DO CONCERT - 2016

O Texto do Concurso faculta informação detalhada sobre os tópicos, critérios de elegibilidade e de avaliação do concurso. Por favor consulte os documentos e as hiperligações selecionadas na caixa amarela no lado direito.

Tópicos do Concurso

As propostas transnacionais devem cobrir um dos seguintes tópicos (apenas um deve ser selecionado):

Topic 1 - Improvement of health risk assessment associated with low dose/dose rate radiation.

Topic 2 - Reducing uncertainties in human and ecosystem radiological risk assessment and management in nuclear emergencies and existing exposure situations, including NORM.

Como candidatar-se

1- Consultar os " Documentos do Concurso " disponíveis na caixa amarela que se encontra à direita.

2- Consultar a “Documentação Nacional" disponível na caixa amarela à direita, bem como os regulamentos nacionais dos países participantes no seu consórcio (incluindo o Português). Parceiros que sejam considerados não elegíveis poderão originar a rejeição de todo o consórcio.

3- Aceder à plataforma de submissão electrónica.

4- As equipas portuguesas (Parceiros e/ou Coordenadores) têm de enviar para o Ponto de Contacto Nacional do Concurso uma Declaração de Compromisso devidamente assinada pelo(a) Investigador(a) Responsável e pelo(a) representante legal da instituição proponente, e carimbada, até 10 dias úteis após o prazo limite para submissão da proposta. A FCT poderá solicitar o original deste documento mais tarde.

Participação de Third Parties

Os candidatos que não pertencem ao CONCERT (Third Parties) podem participar em projetos transnacionais se:

- dispuserem de fundos próprios para financiar a sua participação (sem solicitar qualquer financiamento);

- ou receberem apoio financeiro da respetiva organisação nacional participante do CONCERT (Beneficiário do CONCERT ou Linked Third Party - por favor, consulte a lista do Anexo A do Texto do Concurso).

O financiamento atribuído a Third Parties (69% de cofinanciamento EURATOM e 31% de cofinanciamento nacional) não pode exceder 300.000 €.

COMPROMISSO FINANCEIRO DA FCT E NORMAS DE FINANCIAMENTO (apenas "Third Parties" Portugueses)

Compromisso nacional total para o concurso: 120.000 €

Limite máximo de overheads: até 20% das despesas diretas elegíveis da correspondente participação no projeto.

Nota: Se no consórcio existir mais do que uma instituição Third Party Portuguesa, a verba terá de ser partilhada entre o número existente. O financiamento das instituições Portuguesas tem de obedecer ao Regulamento de acesso a financiamento de projetos de IC&DT. A dedicação (ETI) a projetos transnacionais não é contabilizada para o máximo de 100% de dedicação (ETI) aos projetos nacionais.

Contactos

Ponto de contacto nacional

Rita Cavaleiro
Rita.Cavaleiro@fct.pt
Tel: (351) 213 911 541

Sofia Vaz
Sofia.Vaz@fct.pt
Tel: (351) 213 917 649

FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Av. D. Carlos I, 126 - 7º
1249 – 074 LISBOA
Portugal