Skip nav

CONCERT

Cooperação Internacional


CONCERT – Programa Europeu Conjunto para a Integração da Investigação em Proteção Radiológica


O CONCERT foi um Programa Europeu Conjunto (EJP, European Joint Programme) com o objetivo de contribuir para uma integração sustentável dos programas de investigação europeus e nacionais na área de proteção radiológica (2015-2020). O consórcio foi formado por 36 instituições de 23 Estados-Membros da União Europeia, Noruega e Suíça e seis plataformas europeias de investigação (MELODI, ALLIANCE, NERIS, EURADOS, EURAMED e SHARE, que operam nas áreas de efeitos da radiação no ser humano, radioecologia, preparação para emergências nucleares, dosimetria, proteção de radiação médica e integração das ciências sociais e humanidades na área de radiação ionizante, respetivamente).

O CONCERT desenvolveu o seu plano estratégico com base no trabalho destas plataformas e apoiou o estabelecimento de uma plataforma Europeia de investigação no domínio da proteção contra radiações médicas. O CONCERT constituiu, assim, uma estrutura integrante das agendas de investigação das plataformas europeias de investigação e dos programas de investigação nacionais. O Programa EURATOM 2014-2020, um programa da Comissão Europeia para a investigação e formação na área nuclear, cofinanciou em até 70% dos custos totais elegíveis do CONCERT.

Um dos objetivos do CONCERT consistiu em financiar projetos de investigação inovadores e multidisciplinares em proteção radiológica. Pode consultar nas ligações seguintes informações sobre os Concursos Transnacionais Conjuntos de 2016 e 2017.

A FCT desenvolveu as suas atividades no CONCERT contribuindo para o WP4 (organização e gestão dos dois concursos do CONCERT para financiamento de projetos de investigação e inovação multidisciplinares e transnacionais em proteção radiológica), como descrito no boletim AIR² de abril de 2018.


Contactos

Rita Cavaleiro
rita.cavaleiro@fct.pt
Tel: (+351) 213 911 541

Este projeto recebeu financiamento do programa para a investigação e formação Euratom 2014-2018, ao abrigo do contrato de subvenção N° 662287.