Skip nav

EJP RD

Cooperação Internacional


EJP RD – Programa Europeu Conjunto para as Doenças Raras


A FCT participa no EJP RD – Programa Europeu Conjunto para as Doenças Raras, que reúne mais de 135 organizações de 35 países com o objetivo de criar um ecossistema sustentável e permitir um círculo virtuoso entre investigação, cuidados de saúde e inovação médica. Nesta iniciativa, Portugal encontra-se ainda representado pelo Ministério da Saúde, através do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

A recomendação do Conselho da União Europeia 2009/C 151/02 reconheceu as doenças raras (DR) como um exemplo muito relevante de uma área de investigação que pode beneficiar fortemente da coordenação numa escala europeia e internacional. A investigação em DR deve ser melhorada de modo a ultrapassar a fragmentação existente e conduzir a uma eficiente utilização de dados e recursos, progressos científicos mais rápidos e competitivos e, principalmente, diminuir o sofrimento desnecessário e prolongado de doentes com DR.

Numa época de produção maciça de dados, de necessidade de reutilizar e interpretar eficientemente os dados, da introdução da “-ómica” nas práticas de saúde e estruturação dos centros de DR nas Redes de Referência Europeias, é crucial e tempo de maximizar o potencial de ferramentas e programas já existentes, continuando a apoiá-los, promovendo aumentos de escala, ligações e, principalmente, adaptando-os às necessidades dos utilizadores finais através da implementação de testes em cenários reais. De modo a atingir estas metas, o Programa Europeu Conjunto para as DR (EJP RD) desenhou dois grandes objetivos:

  • melhorar a integração, eficiência, produção e impacto social da investigação em DR, através do desenvolvimento, demonstração e promoção de partilha de dados clínicos e de investigação, materiais, processos, conhecimento e saber a um nível europeu/mundial;
  • implementar e desenvolver mais aprofundadamente um modelo de financiamento mais eficiente para apoiar todos os tipos de investigação em DR (fundamental, clínica, social, económica e de serviços de saúde).

Para este fim, a iniciativa EJP RD está organizada em quatro Pilares, auxiliados pela coordenação central e atividades transversais:

  • Pilar 1:Financiamento de investigação
  • Pilar 2: Acesso coordenado a dados e serviços
  • Pilar 3: Capacitação
  • Pilar 4: Aceleração de projetos de investigação translacional e melhoria dos resultados de estudos clínicos

Concursos encerrados – resultados e financiamento concedido


No âmbito do Pilar 1, foram já organizados três Concursos Transnacionais Conjuntos (CTC), cofinanciados pela Comissão Europeia, para financiar projetos de investigação colaborativos e multidisciplinares na área das doenças raras (CTC de 2019, de 2020 e de 2021, que não contou com a participação da FCT). Os projetos com participação de investigadores portugueses financiados pela FCT são apresentados em seguida.

Concurso Transnacional Conjunto de 2020


Concurso Transnacional Conjunto de 2019


Para mais informação, pode consultar os projetos financiados no âmbito dos CTC da EJP RD nas ligações seguintes:


Contactos

Andreia Feijão
andreia.feijao@fct.pt
Tel: (+351) 213 924 356

Rita Cavaleiro
rita.cavaleiro@fct.pt
Tel: (+351) 213 911 541

Esta iniciativa recebeu financiamento do programa para a investigação e inovação da União Europeia Horizonte 2020, ao abrigo do contrato de subvenção N° 825575.