Skip nav

Cooperação Bilateral


Atribuições da FCT no domínio das Relações Internacionais

A FCT assegura as relações internacionais nos domínios da Ciência e da Tecnologia, sem prejuízo da coordenação exercida pela Secretaria-Geral da Educação e Ciência e das atribuições próprias do Ministério dos Negócios Estrangeiros, promovendo entre outras a cooperação bilateral por forma a fomentar a internacionalização do sistema nacional de ciência e tecnologia e a cooperação com equipas e organismos internacionais.

O acompanhamento e a preparação de propostas de negociação de Acordos e dos respetivos Programas de Cooperação cabe ao Departamento das Relações Internacionais.

Cooperação bilateral em Ciência e Tecnologia

No quadro da cooperação bilateral em Ciência e Tecnologia promove-se o fortalecimento da cooperação científica e tecnológica através de vários mecanismos que promovam o intercâmbio científico, entre os quais olançamento de concursos conjuntos para apoio a projetos de investigação ou de mobilidade, o apoio à formação de investigadores, a publicação de artigos científicos conjuntos, a apresentação de comunicações conjuntas ou a participação em congressos internacionais. As dinâmicas criadas através destas atividades promovem a criação de novas redes de investigadores e o reforço de parcerias internacionais existentes, permitindo uma consolidação internacional das equipas que potencie o acesso a outras fontes de financiamento de programas internacionais de ciência e tecnologia.

Acordos de cooperação bilateral

São mais de 70 os países com quem Portugal tem acordos de cooperação bilateral, seja no âmbito da cooperação cultural (e que incluem referências à ciência e a tecnologia) ou da cooperação científica, podendo, estes últimos, ser intergovernamentais ou institucionais.

Poderá consultar os Acordos Culturais existentes no site do Camões, I.P..

Os países com quem Portugal tem Acordos de Cooperação em Ciência e Tecnologia com registo de atividade recente são apresentados em seguida. Para conhecer a cooperação bilateral que Portugal estabeleceu com cada um desses países no domínio científico e tecnológico, clique no país para aceder à respetiva página de apresentação.


África (Norte)

Marrocos Tunísia

América Latina

Argentina Brasil

Ásia (Médio Oriente e Oriente)

Israel China Macau Índia

Europa

Alemanha Eslováquia Eslovénia Espanha França
Hungria Itália Luxemburgo Noruega Polónia
Rep. Checa Sérvia