Skip nav

RINEA

Cooperação Transnacional

Rede de investigação e Inovação para a Europa e África (RINEA)

A rede RINEA é um projeto financiado pelo programa Horizonte 2020 (2015-2018), que apoia o Diálogo Político de Alto Nível Euro-Africano em Ciência, Tecnologia e Inovação, que aborda as prioridades da IV Cimeira Euro-Africana - EU-Africa High Level Policy Dialogue on Science, Technology and Innovation (HLPD). A rede é uma parceria de 13 instituições que participam ativamente no Secretariado do HLPD (HLPD-Bureau), seis de países europeus e sete de países africanos, coordenada pelo German Aerospace Center (DLR), Alemanha, permitindo assim, uma tradução direta das discussões políticas ao nível HLPD em medidas desenvolvidas e implementados pela RINEA a pedido do HLPD. A presente rede atua em articulação com a rede INCO-NET CAAST-NET Plus, onde a FCT participa.

Os principais objetivos da RINEA são:

  • Fortalecer a qualidade e quantidade de parcerias entre os atores de ciência, tecnologia e inovação (CTI) dos Estados-Membros da União Europeia, países associados e os países de África;
  • Encorajar a coordenação transnacional de programas e políticas de coperação internacional em CTI para uma melhor coerência, responsabilidade comum e eficiência de recursos;
  • Apoiar e enriquecer os processos formais e informais de diálogo político bi-regional em CTI entre a União Europeia e África.

Entre outras atividades a FCT é responsável pelo Observatório H2020 para África, onde disponibiliza todos os concurso lançados no programa H2020 dirigidos a África.

Contactos

Maria Maia
FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Av. D. Carlos I, 126
1249 – 074 LISBOA
Portugal

Maria.Maia@fct.pt
Tel: (351) 213 911 543

Portal da RINEA

www.rinea.org