Skip nav

CYTED

Cooperação Internacional

CYTED
Programa Ibero Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento


Concurso 2021:

Redes Temáticas: 15 de junho a 16 julho 2021

No site CYTED estão identificados os objetivos e os critérios particulares de cada uma das linhas, bem como a documentação necessária para as convocatórias:

I.- REDES TEMÁTICAS

A partir da data de abertura pode ser consultada toda a documentação relativa à convocatória, nomeadamente os objetivos e os critérios específicos de cada um dos instrumentos e das linhas específicas AQUI

As Redes Temáticas são equipas de investigação e desenvolvimento (I+D) de entidades públicas ou privadas e empresas dos países membros do Programa CYTED, cujas atividades científicas e/ou tecnológicas estão relacionadas dentro de um âmbito de interesse comum e enquadradas numa das Áreas do Programa. Como objetivo principal visam o intercâmbio de conhecimentos entre equipas de I+D e o fomento da cooperação como método de trabalho.

Mínimo de 6 equipas de 6 países iberoamericanos diferentes membros do Programa CYTED com capacidade e atividade demonstrada em ações de I+D+i.

As áreas e linhas temáticas a concurso são:

Área 1 Agro-alimentação

  • Linha 1.1: Apicultura na Ibero-américa (ODS: 1, 2, 3, 5, 8, 15, 17)
  • Linha 1.2: Produtos lácteos, inovação e transferência em tempos de Covid-19. (ODS: 1, 2, 3, 5,12, 17)

Área 2 Saúde

  • Linha 2.1: Patologias infeciosas, crónicas, degenerativas e genéticas sob a influência da pandemia COVID-19 (ODS 3)
  • Linha 2.2: Tradução de novos conhecimentos em COVID19

Área 3 Promoção do Desenvolvimento Industrial

  • Linha 3.1: Reforço das capacidades das PME´s através da quarta revolução industrial (Indústria 4.0) de especial relevância numa fase de recuperação pós-COVID-19.
  • Linha 3.2: Economia circular para uma recuperação pós-COVID-19.

Área 4 Desenvolvimento Sustentável

  • Linha 4.1: Soluções baseadas na natureza (NbS) para reduzir os riscos climáticos (ODS 1, 3, 6, 7, 10, 13, 15, 17)
  • Linha 4.2: Agenda de biodiversidade pós-2020 para florestas secas e sua relação com a economia verde (ODS 1, 3, 10, 13, 15, 17)

Área 5 TICs

  • Linha 5.1: Inovação e / ou Desenvolvimento Tecnológico em Infraestruturas TIC avançadas para projetos estratégicos na região. (SDG 3, 4, 5, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16)
  • Linha 5.2: Segurança TIC de última geração. Cibersegurança, Blockchain (SDG 9, 11, 16).
  • Linha 5.3: Desenho e desenvolvimento de algoritmos, modelos e métodos de Inteligência Artificial, Machine Learning e/ou Deep Learning na perspetiva ibero-americana (ODS 3, 4, 5, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16)

Área 6 Ciência e Sociedade

  • Linha 6.1: Ações institucionais e práticas realizadas pelos diferentes atores dos sistemas nacionais de inovação da região frente à crise de saúde gerada pela Covid 19.
  • Linha 6.2: Desaparecimento forçado, busca de cidadãos e antropologia forense.

Área 7 Energia

  • Linha 7.1: Modelização e Prospetiva de Sistemas Sustentáveis de Energia.
  • Linha 7.2: Pobreza energética na América Latina - Ações, tecnologias e metodologias para sua mitigação num horizonte Pós-Pandemia (COVID 19).

Enquadramento do Programa CYTED

O Programa Ibero-americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED) foi criado em 1984 através de um Acordo interinstitucional assinado por 21 países ibero-americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Perú, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Desde 1995, o Programa CYTED encontra-se formalmente incluído entre os Programas de Cooperação das Cimeiras Ibero-americanas de Chefes de Estado e de Governo.

A participação neste Programa de Cooperação é acompanhada em Portugal pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Permite a Portugal o estabelecimento de programas de cooperação científica e técnica com equipas de uma grande parte de países da América Latina.

Importância do CYTED na Ibero-América:

O Programa CYTED tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento harmonioso da Região Ibero-americana através do estabelecimento de mecanismos de cooperação entre grupos de investigação das Universidades, Centros de I+D e Empresas inovadoras dos países ibero-americanos, que pretendem a consecução de resultados científicos e tecnológicos transferíveis aos sistemas produtivos e às políticas sociais. É um instrumento comum dos Sistemas de Ciência e Tecnologia nacionais da Região Ibero-americana, gerando uma plataforma que promove e dá apoio à cooperação multilateral

Contactos

Isabel Figueiredo
Delegada Nacional ao Programa CYTED
Departamento das Relações Internacionais
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Email: isabel.figueiredo@fct.pt
(351) 213 911 536