Skip nav

ERA-MIN 2

Cooperação Transnacional

ERA-MIN 2

Dia 30 de Março - 12:00 – 13:00 (Lisboa)

Webinar - Concurso Transnacional Conjunto da ERA-MIN 2

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO

Neste webinar far-se-á uma apresentação detalhada do processo de candidatura, avaliação e seleção de propostas. Os participantes terão oportunidade de colocar as suas questões online. Para aceder basta clicar no link: https://videocast.fccn.pt/live/fct/era_min_joint_webinar. Não é necessário pré-registo.

Disponível em Webinar.

Implementar uma coordenação de programas de investigação e de inovação em matérias-primas a nível europeu para fortalecer a competitividade da indústria e a mudança para a economia circular

ERA-MIN 2 é a ERA-NET Cofund em matérias-primas, apoiada pelo Horizonte 2020 da Comissão Europeia, com início a 1 dezembro de 2016 e duração de cinco anos, e coordenada pela FCT- Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Portugal).

ERA-MIN 2 é uma rede pan-Europeia de programas de financiamento de investigação e inovação, formada por 21 organizações públicas de 11 países Estados-Membros (Alemanha, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal, Roménia e Suécia), duas regiões Estados-Membros (Flandres-Bélgica e Castilha e Leão-Espanha), um País Associado (Turquia) e quatro países terceiros (África do Sul, Argentina, Brasil e Chile).

Baseada na experiência do projeto europeu ERA-MIN (2011-2015), ERA-MIN 2 tem como objetivo reforçar e consolidar a coordenação de programas de investigação e inovação na área das matérias-primas não energéticas, não agrícolas (minerais metálicos, de construção e industriais), de acordo com a estratégia integrada europeia Iniciativa Matérias-Primas, com o Plano de Implementação Estratégico da Parceria Europeia de Inovação Matérias-Primas e agenda de investigação da ERA-MIN.

Através da implementação de três concursos conjuntos> para projetos transnacionais colaborativos de investigação e inovação, ERA-MIN 2 irá apoiar a investigação orientada para as necessidades em recursos primários, recursos secundários e substituição de matérias-primas críticas, numa abordagem de economia circular, bem como em temas transversais, como, por exemplo, a mitigação dos impactos ambientais e a sensibilização da opinião pública. O principal objetivo desta atividade é dar à comunidade de investigação e inovação a oportunidade de candidatar-se a financiamento coordenado a nível global, acedendo a conhecimento de ponta e novos mercados e reduzindo a fragmentação do financiamento em investigação e inovação a nível da Europa e globalmente.

Destaques

1 Fevereiro 2017: ERA-MIN Concurso Conjunto 2017 aberto.

5 maio 2017, 16:00 hora de Lisboa: Data limite para a submissão eletrónica de pré-propostas (OBRIGATÓRIO).

28 setembro 2017, 16:00 hora de Lisboa Data limite para a submissão eletrónica de propostas completas.

Por favor, consulte esta página regularmente para possíveis atualizações..

ERA-MIN CONCURSO CONJUNTO 2017 – MATÉRIAS-PRIMAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL E A ECONOMIA CIRCULAR

O âmbito do concurso é a investigação orientada para as necessidades em matérias-primas não-energéticas, não-agrícolas (minerais industriais, de construção e metálicos) abordando uma ou varias áreas do ciclo de vida relacionadas com ambos recursos primários e secundários. Os documentos do concurso contêm uma informação detalhada dos temas prioritários, do procedimento de candidatura, dos compromissos financeiros e das pessoas de contacto. Por favor consulte os documentos e as hiperligações selecionadas na caixa no lado direito. .

TÓPICOS DO CONCURSO APOIADOS PELA FCT:

  • Tópico 1. Aprovisionamento sustentável dos recursos primários
  • Tópico 2. Conceção de produtos para a economia circular
  • Tópico 3. Produção e refabrico eficiente em termos de recursos
  • Tópico 4. Reciclagem de produtos no final da vida útil (recursos secundários)
  • Tópico 5. Tópicos transversais

PAÍSES/REGIÕES PARTICIPANTES

África do Sul, Alemanha, Argentina, Flandres-Bélgica, Brasil, Chile, Eslovénia, Espanha, Castilha e Leão-Espanha, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal, Roménia, Suécia e Turquia.

Entidades de países que não participam no concurso podem fazer parte do consórcio.

COMO CANDIDATAR-SE

1- Consultar os Documentos do Concurso disponíveis na caixa que se encontra à direita.

2- Ler os regulamentos nacionais/regionais dos países/regiões participantes no seu consórcio (incluindo o português). Parceiros que sejam considerados não-elegíveis poderão originar a rejeição de todo o consórcio..

3- Aceder à plataforma de submissão eletrónica e registe-se como Coordenador ou parceiro

4- Cada entidade portuguesa (Parceira e/ou Coordenadora) tem de enviar para o Ponto de Contacto Nacional uma Declaração de Compromisso devidamente assinada pelo(a) Investigador Responsável, pelo representante legal da instituição portuguesa e carimbada, até uma semana após o prazo limite para submissão da pré-proposta. A FCT poderá solicitar o original deste documento mais tarde.

COMPROMISSO FINANCEIRO DA FCT E NORMA DE FINANCIAMENTO (PORTUGAL APENAS)

Compromisso nacional para o concurso:: 500 000 Euros

projetos de duração 24-36 meses: Máximo de financiamento para uma proposta coordenada por Portugal: 250 000 Euros

projetos de duração 24-36 meses Máximo de financiamento para uma proposta com participação Portuguesa: 150 000 Euros

Projetos de duração 12-18 meses: Máximo de financiamento: 50 000 Euros

Nota: Se no consórcio existirem mais do que uma instituição portuguesa, a verba terá de ser partilhada entre o número existente. O financiamento das instituições portuguesas têm de obedecer à legislação, Regulamentos e normas da FCT. A dedicação (ETI) a projetos transnacionais não é contabilizada para o máximo de 100% de dedicação (ETI) aos projetos nacionais.

Contactos

Dina Carrilho
dina.carrilho@fct.pt
Tel: (+351) 213 924 381

Marta Norton
marta.norton@fct.pt
Tel: (+351) 213 911 565

FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Av. D. Carlos I, 126, 7º
1249 – 074 Lisbon
Portugal

Portal da ERA-MIN 2

https://www.era-min.eu/