Skip nav

ERA-NEWA

Cooperação Transnacional

NEWA

A FCT é membro da ERA-NET PLUS NEWA - New European Wind Atlas, uma rede com 9 parceiros de 8 países. A NEWA deverá ter um impacto directo no desenvolvimento de novas tecnologias ligadas à energia eólica, através da publicação de um Atlas Europeu do Vento, que deverá promover:

  • A redução dos custos da electricidade gerada a partir de fontes eólicas através da mitigação dos riscos associados à concepção e operação de turbinas eólicas de grande escala, através de um melhor conhecimento das condições de vento;
  • Uma melhor quantificação do potencial eólico europeu, e produção de dados e de modelos que permitam melhorar as ferramentas e operações de planificação espacial, promovendo a eficiência na implementação dos parques eólicos.

Concurso Aberto para Projeto de Cooperação Transnacional


A NEWA abriu um concurso transnacional para projetos de investigação a 03 de junho de 2014 com o objectivo de apoiar a produção de um novo Atlas Europeu do Vento.

O concurso financiará apenas UM (1) projecto, que corresponda ao objectivo de

  • Avaliar e mapear os recursos eólicos para a redução das incertezas para menos de 3% em terrenos planos e homogéneos, e para menos de 10% para qualquer terreno, no que diz respeito à produção de energia eólica e às condições de vento que afectam a concepção de turbinas eólicas.

Prazo para apresentação da proposta completa

Até 04 de agosto de 2014 (17:00, CET), em www.euwindatlas.eu

Agências de financiamento participantes

DG04 - Valónia (Bélgica), FWO - Flandres (Bélgica), BMUB (Alemanha), DEA (Dinamarca), LAS (Letónia), MINECO (Espanha), FCT (Portugal), SEA (Suécia) e TUBITAK (Turquia).

Elegibilidade e Regulamento Nacional

As temáticas a concurso, a submissão de candidaturas e o processo de avaliação encontram-se descritos no edital do concurso. A decisão final de financiamento será tomada pelo Conselho Diretivo da FCT e, em caso de concessão de financiamento, os candidatos deverão registar o projeto num formulário eletrónico nacional. O Regulamento nacional será aplicado às instituições participantes portuguesas.

Informações detalhadas sobre o Concurso

http://www.euwindatlas.eu

Contacto

Rui Durão
FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Av. D. Carlos I, 126
1249 – 074 Lisboa
Portugal

rui.durao@fct.pt
Tel: (+351) 213 911 532