Skip nav

Cooperação Internacional

ERA-NET Cofund ForestValue - Inovação em bioeconomia de base florestal

A ERA-Net Cofund ForestValue (H2020) é um consórcio de 19 países e 26 agências de financiamento da União Europeia, Noruega, Suiça, Argentina, Tunísia, Turquia e Egito, com o objetivo de promover a inovação e competitividade do setor de base florestal na Europa e ao nível internaiconal e apoiar a sua transformação de uso intensivo de recursos para intensificação do conhecimento, dos produtos, uso de recursos eficientes e resiliência do setor.

Destaques - concurso 2017 - participação de equipas nacionais na qualidade de "third country"

17 de outubro 2017: Lançamento do concurso.

23 de janeiro 2018, 13:00 CET: data limite para submissão de pré-propostas

14 de agosto 2018, 13:00 CET data limite para submissão de candidaturas

Por favor, consulte esta página regularmente para possíveis atualizações.

ForestValue CONCURSO TRANSNACIONAL CONJUNTO 2017

O Texto do Concurso facultará informação detalhada sobre os tópicos, países participantes e respetivos compromissos financeiros. Por favor consulte os documentos e as hiperligações selecionadas na caixa amarela no lado direito.

Áreas do concurso

  • Área A - Gestão sustentável e inovadora multifuncional das florestas;
  • Área B - Inovação da produção industrial e processos tecnológicos, produtos, conceitos e serviços industriais.

O apoio da FCT a equipas nacionais como "third country"

Os proponentes nacionais poderão vir a ser apoiados pela FCT para participar nos consórcios na qualidade de "third country", conforme 5.2 do Texto do Concurso, para tal solicita-se que proceda aos seguintes passos:

  1. Consultar os "Documentos do Concurso" disponíveis na caixa amarela que se encontra à direita.
  2. O IR de cada equipa nacional num consórcio tem de escrever um e-mail ao ponto de contacto da FCT o Ponto de Contacto Nacional do Concurso com a seguinte informação: uma Declaração de Compromisso disponível devidamente assinada pelo(a) Investigador Responsável, pelo(a) representante legal da instituição proponente e carimbada; o título da pré-proposta; o nome do coordenador e sua afiliação; e o orçamento do apoio solicitado à FCT.
  3. A Declaração de Compromisso após validação pela FCT deverá ser submetida na Plataforma Electrónica de submissão durante a fase de pré-proposta pelo coordenador da pré-proposta.

A FCT financiará as equipas nacionais que cumulativamente cumpram os seguintes critérios:

  • sejam elegíveis no âmbito do Regulamento de projetos financiados exclusivamente por fundos nacionais (caixa amarela);
  • submetam o registo da participação de equipa(s) nacional(ais) como "third country" partner(s) em consórcios na fase de pré-proposta a submeter na plataforma de submissão, até ao dia 23 de janeiro de 2018, 13:00 CET, onde deverão inserir a Declaração de Compromisso assinada, datada e carimbada (revista pela FCT);
  • equipa(s) nacional(ais) que constem das pré-propostas e que vieram a ser consideradas elegíveis e selecionadas para convite à apresentação de proposta completa;
  • participação em consórcios como "third country" partner(s) nas propostas completas que tenham sido submetidas na plataforma electrónica na fase de submissão de propostas completas até ao dia 14 de Agosto 2018, 13:00 CET) com a submissão na plataforma electrónica da Declaração de Compromisso já submetida na fase de pré-proposta;
  • apenar "third country" partner(s) de consórcios em propostas selecionadas para financiamento pelo painel de avaliação do concurso e selecionadas para financiamento pelas agências de financiadoras participantes no concurso da ERA-NET Cofund ForestValue e até se esgotar o financiamento a atribuir pela FCT, conforme ponto 6.2 do Texto do Concurso.

Compromisso financeiro da FCT e norma de financiamento (Portugal)

Compromisso nacional para o concurso: 100.000€

Máximo de financiamento para equipa(s) nacional(ais) numa proposta: 50.000 €

Nota: Se no consórcio existir mais do que uma instituição portuguesa, a financiamento a conceder terá de ser partilhado entre o número de equipas nacionais. O financiamento das instituições portuguesas têm de obedecer ao Regulamento de acesso a financiamento de projetos de IC&DT. A dedicação (ETI) a projetos transnacionais não é contabilizada para o máximo de 100% de dedicação (ETI) aos projetos nacionais.

Contactos

Ponto de Contacto Nacional

Maria Maia
Maria.Maia@fct.pt
Tel: (351) 213911543

FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Av. D. Carlos I, 126 - 7º
1249 – 074 LISBOA
Portugal