Skip nav

ERA-NET HERA

Cooperação Transnacional

HERA

A rede HERA – Humanidades no Espaço Europeu de Investigação - é uma rede de agências nacionais de financiamento direcionada para a comunidade das Humanidades na Europa. A HERA objetiva estabelecer agendas novas e inovadoras e assim aumentar a contribuição das Humanidades para o Espaço Europeu de Investigação, bem como para os debates em curso sobre assuntos de particular relevância para a sociedade europeia.

2016-2019 HERA JRP III

Anúncio - Oportunidade de financiamento para propostas transnacionais (ENCERRADO)

2016-2019 HERA JRP III Em 2015, a rede HERA lançou o seu terceiro Joint Research Programme (HERA JRP III), uma parceria entre 24 organizações europeias financiadoras de investigação de 23 países, juntamente com a Comissão Europeia, com um orçamento de mais de 21 milhões de euros sob o tema Usos do Passado. Para mais informação sobre os 18 projetos financiados no âmbito do HERA JRP III, clique aqui.

Projetos financiados com participação portuguesa:
Das 605 pré-propostas submetidas, 114 eram portuguesas, sendo que 19 eram com coordenação portuguesa e 101 com participação portuguesa. Das 18 propostas selecionadas para financiamento, duas têm participação portuguesa: Centro em Rede de Investigação em Antropologia (investigadora Clara Saraiva) e Cooperativa de Ensino Superior Artística do Porto (investigadora Helena Maia). No total, o montante do financiamento para os dois projetos portugueses é de 300 000€.

pdf Aviso de Abertura

Sumário da oportunidade de financiamento

O financiamento está disponível para investigadores que abordem o tema Usos do Passado, envolvendo pelo menos quatro investigadores de quatro países elegíveis. O processo de candidatura acontecerá em duas fases.

Calendário para submissão de candidaturas

  • As pré-propostas deverão ser submetidas até 9 de abril de 2015, 19:00 CET (Central European Time)/18:00 GMT (Greenwich Mean Time)
  • Os candidatos selecionados deverão submeter as propostas em outubro de 2015.

Quem pode concorrer?

Apenas investigadores baseados em países que se comprometeram com o programa HERA JRP Usos do Passado podem concorrer a financiamento. Estes países são:
Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, Irlanda, Islândia, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia, Suíça.

O financiamento provém dos parceiros HERA e a União Europeia disponibiliza financiamento top-up via apoio COFUND à iniciativa HERA JRP UP.

Enquadramento do Concurso

As instruções detalhadas para a submissão de pré-propostas, incluindo os critérios de elegibilidade para cada país, estão disponíveis online no sítio da HERA.
A contribuição da FCT para o concurso HERA JRP Usos do Passado é de 350 000 Euros. O máximo por projeto é de 250 000 Euros, se o projeto for coordenado pela instituição nacional, ou de 150 000 Euros, se a instituição nacional for apenas parceira do projeto.
O Regulamento Nacional será aplicado às instituições participantes portuguesas.

Cada organização tem que submeter por email à FCT uma Declaração de Compromisso (devidamente assinada, datada e carimbada pelo Investigador Responsável, pela instituição responsável pela submissão da candidatura, assim como pelo responsável pela unidade de investigação) até à data limite de entrega da pré-proposta: 9 de abril de 2015.

Contactos

Luísa Igreja
FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Av. D. Carlos I, 126
1249 – 074 Lisboa
Portugal
luisa.igreja@fct.pt
Tel: (351) 213 911 537

Carlos Pereira
FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Av. D. Carlos I, 126
1249 – 074 Lisboa
Portugal
carlos.pereira@fct.pt
Tel: (+351) 213 924 397

Sítio da HERA

http://heranet.info/

2016-2019 HERA JRP III


HERA (“Humanities in the European Research Area”) Evento matchmaking "Usos do Passado" (UP)

A ERA-NET HERA (“Humanities in the European Research Area”) endereçou convite à participação de investigadores no evento matchmaking "Usos do Passado" que teve lugar em Talim, Estónia, no dia 29 de janeiro de 2015.

O objectivo do evento matchmaking foi a apresentação do concurso para propostas transnacionais na área das Humanidades sob o tema "Usos do Passado", formalmente anunciado nos inícios de janeiro de 2015, assim como facilitar a formação de parcerias de investigação internacionais.

O programa de investigação, que dispõe de cerca de 23 milhões de euros, financiará novos e estimulantes projetos centrados na área das Humanidades, tópico "Usos do Passado", envolvendo investigadores de quatro* ou mais países.

A data limite para registo de interesse em participar no evento matchmaking foi 5 de novembro 2014, 14:00 CET (Central European Time).

Seriam elegíveis investigadores seniores e investigadores em início de carreira baseados nos seguintes países participantes: Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, Irlanda, Islândia, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça.

Para participar no evento matchmaking, os candidatos submeteram uma Manifestação de Interesse, consistindo numa breve ideia de projeto e num CV resumido. Mais informação sobre este concurso poderá ser encontrada em: http://www.b2match.eu/hera-up-mme.

Os custos de viagem dos candidatos selecionados poderão ser reembolsados até 350 euros. Note-se por favor que candidatos que não venham a ser convidados a participar no evento matchmaking da HERA podem, mesmo assim, candidatar-se ao concurso HERA JRP UP, assim como os investigadores que não submetam uma Manifestação de Interesse.

Mais informação sobre a ERA-NET HERA, designadamente sobre o seu programa de investigação conjunto em curso e os seus planos de abertura de concurso para um novo programa transnacional poderá ser encontrada aqui.

* Note que uma decisão final sobre a composição requerida para a constituição do consórcio não foi ainda tomada pelo HERA JRP UP Board.


2013-2016 HERA JRP II

Em 2012, a rede HERA lançou o seu segundo Joint Research Programme (HERA JRP II), uma parceria entre 19 organizações europeias financiadoras de investigação de 18 países, juntamente com a Comissão Europeia, com um orçamento de mais de 18,9 milhões de euros sob o tema Cultural Encounters. Para mais informação sobre os 18 projetos financiados no âmbito do HERA JRP II, clique aqui

Projetos financiados com participação portuguesa:

Das 593 pré-propostas submetidas, 34 eram coordenadas por equipas portuguesas e 79 incluíam participação portuguesa. Das 18 propostas selecionadas para financiamento, 1 é coordenada por uma instituição portuguesa (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Ruy Blanes) e outra tem participação portuguesa (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Maria José Magalhães). No total, o montante do financiamento para os dois projetos portugueses é de 520,597€.

2010-2013 HERA JRP I

Em 2009, a rede HERA lançou o seu primeiro Joint Research Programme (HERA JRP I) para dois temas: Cultural Dynamics: Inheritance and Identity e Humanities as a Source of Creativity and Innovation. Para saber mais sobre o HERA JRP I clique aqui.

A FCT não participou no JRP I.

Contactos

Luísa Igreja
FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Av. D. Carlos I, 126
1249 – 074 LISBOA
Portugal

luisa.igreja@fct.pt
Tel: (351) 213 911 537

Sítio da HERA

http://heranet.info/