Skip nav

Joint Programming Neurodegenerative Disease

Cooperação Internacional


JPcofuND2

Apresentação

A 20 de novembro de 2018, a JPND anunciou um novo projeto de tipo ERA-NET Cofund, a JPcofuND2, estabelecido ao abrigo do programa-quadro europeu para a investigação e inovação, H2020, e que dá seguimento ao trabalho realizado ao abrigo do projeto JPco-fuND (2014-2019) e das atividades da iniciativa europeia de programação conjunta em investigação em doenças neurodegenerativas.

A JPcofuND2 decorre entre 2019 e 2023 e tem como tarefas principais a:

  • organização de um concurso com fundos nacionais e europeus (ver abaixo) e quatro concursos adicionais sem cofinanciamento comunitário;
  • comunicação e disseminação de atividades e iniciativas da JPcofuND2 através de dois simpósios;
  • monitorização e avaliação do impacto das ações.

Integram a JPcofuND 2 os seguintes países: França; Finlândia; Canadá*; Israel; Alemanha; Portugal (FCT e Fundo Regional da Ciência e Tecnologia dos Açores); Áustria; Luxemburgo; Bélgica; Irlanda; Dinamarca; Espanha; República Checa; Itália; Eslovénia; Reino Unido; Polónia; Hungria; Noruega; Suíça; Suécia; Turquia; Letónia; Países Baixos. *não recebe financiamento comunitário


Nesta página pode consultar informação sobre a JPcofuND 2, designadamente:


Concursos a decorrer

Concurso Transnacional Conjunto de 2022:

UNDERSTANDING THE MECHANISMS OF NON-PHARMACOLOGICAL INTERVENTIONS

  • 28 de junho de 2022, 12h00 CET: data-limite para submissão de propostas completas (apenas para as propostas selecionadas na fase de avaliação de pré-propostas)
  • 1 de março de 2022, 12h00 CET: data-limite para submissão de pré-propostas

Concurso Transnacional Conjunto de 2022 da JPcofuND2: UNDERSTANDING THE MECHANISMS OF NON-PHARMACOLOGICAL INTERVENTIONS

Consulte o aviso de abertura do CTC 2022 da JPcofuND2 para obter informação detalhada sobre países participantes, objetivos e tópicos do concurso, elegibilidade, regras de financiamento e como candidatar-se a financiamento, entre outras informações relevantes.

Para mais informação, consulte os documentos do concurso, os documentos nacionais e as hiperligações selecionadas na caixa amarela no lado direito.


Tópicos do concurso
  • Doença de Alzheimer e outras demências
  • Doença de Parkinson e demências relacionadas
  • Doenças priónicas
  • Doenças neuromotoras
  • Doença de Huntington
  • Ataxia espinocerebelar (SCA)
  • Atrofia muscular espinhal (SMA)

Países Participantes

Consulte a lista dos países participantes na página do CTC 2022 da JPcofuND2.


Como Candidatar-se
  • Consultar os Documentos do Concurso e os Documentos Nacionais disponibilizados na caixa amarela que se encontra à direita.
  • Consultar as regras nacionais ou regionais dos países participantes no seu consórcio (incluindo as portuguesas), disponíveis através da ligação Informação Específica de País. Parceiros que sejam considerados não-elegíveis poderão originar a rejeição de todo o consórcio.
  • Preencher o formulário de pré-propostas e a ferramenta de submissão de proposta, disponíveis na página do CTC 2022 da JPcofuND2.
  • Até 10 dias úteis após o prazo-limite para submissão das pré-propostas, as equipas portuguesas (coordenadores e/ou parceiros) deverão enviar ao Ponto de Contacto Nacional do Concurso a seguinte declaração de compromisso, devidamente assinada pelo(a) Investigador(a) Responsável e pelo representante legal da Instituição Proponente e carimbada. O original deverá ser guardado, pois poderá vir a ser solicitado pela FCT.

Compromisso Financeiro (Portugal apenas)

Compromisso financeiro da FCT para o CTC 2022 da JPcofuND2: 150.000,00€ (cento e cinquenta mil euros).

Nota: se no consórcio existir mais do que uma instituição portuguesa, a verba terá de ser partilhada entre o número existente. O financiamento das instituições portuguesas tem de obedecer ao Regulamento de projetos financiados exclusivamente por fundos nacionais. A dedicação (ETI) a projetos transnacionais não é contabilizada para o máximo de 100% de dedicação (ETI) aos projetos nacionais.


Regulamento aplicável (Portugal apenas)

O regulamento aplicável aos projetos a serem financiados pela FCT é o Regulamento de projetos financiados exclusivamente por fundos nacionais.


Nota: as informações contidas nesta página não dispensam a leitura do aviso de abertura do CTC 2022 da JPcofuND2, nem dos demais documentos relativos ao concurso ou ao processo de candidatura, constituindo apenas um resumo dos mesmos. Nenhuma informação contida nesta página substitui ou se sobrepõe ao estipulado no aviso de abertura do concurso, nos seus procedimentos ou em qualquer outro documento do concurso apresentado na página do CTC 2022 da JPcofuND2.


Pontos de Contacto Nacionais do Concurso
Alexandre Maurício (ponto de contacto nacional principal)
alexandre.mauricio@fct.pt
T. (+351) 213 917 648

Marta Abrantes
marta.abrantes@fct.pt

Concursos anteriores

Concurso Transnacional Conjunto de 2021: "LINKING PRE-DIAGNOSIS DISTURBANCES OF PHYSIOLOGICAL SYSTEMS TO NEURODEGENERATIVE DISEASES"

O CTC 2021 da JPcofuND2 apoiou um conjunto de projetos de investigação colaborativa ambiciosos, inovadores, multinacionais e multidisciplinares com o objetivo de identificar e medir efeitos fisiológicos e respetivos biomarcadores que pudessem ser relacionados ao desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, assim como de aumentar o entendimento de processos celulares, moleculares, metabólicos, inflamatórios ou outros processos sistémicos subjacentes causais.

As propostas focaram-se numa ou várias das seguintes doenças neurodegenerativas:

  • Doença de Alzheimer e outras demências
  • Doença de Parkinson e demências relacionadas
  • Doenças priónicas
  • Doenças neuromotoras
  • Doença de Huntington
  • Ataxia espinocerebelar (SCA)
  • Atrofia muscular espinhal (SMA)

Participaram no concurso 23 agências nacionais e regionais de países da JPND.

Pode consultar mais informação sobre este concurso na respetiva página no site da JPND.


Resultados e financiamento concedido

Concurso Transnacional Conjunto de 2021:

Grafico1_Jpcofund2_pt.png
Grafico2_Jpcofund2_pt.png

Para mais informação sobre este e outros projetos financiados no âmbito do CTC de 2021 da JPcofuND2 consulte os resultados do concurso na respetiva página no site da JPND.


Contacto

Marta Abrantes
marta.abrantes@fct.pt
T. (+351) 21 391 15 96 (sem efeito, presentemente em teletrabalho)

Alexandre Maurício
alexandre.mauricio@fct.pt
T. (+351) 21 391 76 48

Este projeto recebe financiamento do programa para a investigação e inovação da União Europeia Horizonte 2020 ao abrigo do contrato de subvenção n.º 825664.