Skip nav

ERA-Transcan

Cooperação Transnacional

TRANSCAN-2: Aligning national/regional translational cancer research programmes and activities

A ERA-NET TRANSCAN-2 é a continuação da ERA-NET em investigação translacional em cancro TRANSCAN. A TRANSCAN-2 é uma rede com 28 parceiros, entre os quais a FCT, de 19 países. Esta ERA-NET tem por objectivo coordenar programas de financiamento nacionais/regionais na área da investigação translacional em cancro. O desafio específico é promover a abordagem transnacional colaborativa entre equipas científicas em áreas exigentes da investigação translacional em cancro.

Destaques

5 Dezembro 2017: Abertura do concurso.

6 Fevereiro 2018 às 16h00 CET (15h00 em Portugal): Prazo para a submissão de pré-propostas.

Meados de Abril de 2018 : Comunicação dos resultados da avaliação das pré-propostas (convite para submissão de propostas completas)

30 de Maio de 2018 às 16:00 CET (15:00 em Portugal): Prazo para a submissão de propostas completas.

Por favor, consulte esta página regularmente para possíveis atualizações.

Concurso Transnacional Conjunto de 2017 da TRANSCAN-2

O edital do concurso contêm informação detalhada sobre o concurso, incluindo o tópico do concurso, critérios de elegibilidade, países participantes e orçamentos disponíveis. Por favor consulte os documentos e as páginas da internet destacados na caixa de texto à direita.

Tópico do concurso

"Translational research on rare cancers"

Os projetos devem abranger pelo menos uma das áreas especificadas abaixo, que têm igual relevância neste concurso:

  1. Design and conduct of translational research studies exploiting/combining resources from current clinical trials, bio-repositories and epidemiology-type resources
  2. Development and exploitation of translational research platforms (e.g., patient derived xenograft models/organoids/tissue collections) to study drug responses/resistance and toxicity, and perform drug screens or repurpose approved anticancer drugs
  3. Implementation of precision biomarkers for better stratification of the clinical cohorts

Principais critérios de elegibilidade do concurso

Os consórcios concorrentes terão de ter um mínimo de 3 e um máximo de 7 equipas de investigação participantes, de um mínimo de 3 países participantes no concurso. Um consórcio não pode envolver mais do que 2 equipas de investigação de um só país. Um consórcio poderá envolver uma equipa de investigação de um país não-participante no concurso, desde que essa equipa seja capaz de participar com fundos próprios. Cada consórcio terá de conter pelo menos uma equipa de investigação básica ou pré-clínica e uma equipa de investigação clínica. Também é recomendada a inclusão de uma equipa com experiência em metodologia, bioestatística ou bioinformática, dependendo do tipo de trabalho a desenvolver. Verifique todos os critérios de elegibilidade no edital do concurso.

Países Participantes

Alemanha, Áustria, Bélgica, Eslováquia, Espanha, Estónia, Formosa, França, Grécia, Israel, Itália, Letónia, Luxemburgo, Polónia, Portugal e Turquia.

Como concorrer

1- Por favor leia atentamente o Edital do Concurso na caixa de texto à direita.

2- Consulte a Documentação Nacional disponível na caixa de texto à direita. Consulte também os critérios de elegibilidade nos anexos nacionais dos países parceiros no seu consórcio (incluindo o anexo português), disponíveis no edital do concurso. Parceiros não-elegíveis podem levar à rejeição de todo o consórcio.

3- Se for o(a) Coordenador(a) do consórcio, submeta a proposta através da plataforma de submissão online da TRANSCAN-2.

4- Cada Investigador Responsável português terá de enviar ao Contato Nacional a Declaração de Compromisso por correio eletrónico devidamente carimbada, datada e assinada pelo Presidente da Organização do Investigador Responsável proponente e pelo próprio Investigador Responsável, no prazo de 10 dias após a data limite de submissão da pré-proposta. A FCT poderá mais tarde solicitar o envio da declaração original em papel.

Compromisso financeiro da FCT e regras de financiamento (só para Portugal)

Compromisso financeiro nacional para este concurso: 100.000 €

Nota: se mais do que uma instituição portuguesa participar num consórcio, o orçamento disponível terá de ser partilhado. As instituições portuguesas terão de seguir o Regulamento de acesso a financiamento de projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico da FCT. O tempo de dedicação (FTE) a projetos transnacionais não é considerado para a contabilização do tempo de dedicação a projetos nacionais.

Contatos nacionais

Marta Abrantes
marta.abrantes@fct.pt
Tel: (+351) 213 911 596

Rui Durão
rui.durao@fct.pt
Tel: (+351) 213 911 532

FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Av. D. Carlos I, 126 - 7º
1249 – 074 LISBOA
Portugal