Skip nav

Portugal e o Espaço

A Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, cuja criação foi determinada pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 55/2019, de 13 de março, foi constituída como associação de direito privado sem fins lucrativos, tendo como fundadores a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., a Agência Nacional de Inovação, a Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN) e a Região Autónoma dos Açores, através da Associação RAEGE Açores – Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais. Neste contexto, o Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (FCT) procedeu à transferência para a Portugal Space das suas atividades que tem vindo a desenvolver no âmbito do Programa Espaço.

A Portugal Space é responsável por promover e executar a Estratégia "Portugal Espaço 2030" e articular a gestão dos vários programas nacionais ligados ao Espaço, fomentando o investimento, a criação de emprego qualificado e a prestação de serviços ligados a ciências e tecnologias do Espaço em estreita articulação com a Agência Espacial Europeia (European Space Agency, ESA) e com o processo de desenvolvimento do Centro Internacional de Investigação do Atlântico (AIR Centre). Tem por objetivo estimular o setor do Espaço em Portugal, criando condições para o desenvolvimento da capacidade e de competências nacionais no domínio da indústria espacial, nomeadamente das novas indústrias do Espaço (“New Space Industries”), e também da investigação científica, inovação, educação e cultura científicas, no que ao Espaço diz respeito. É também seu objetivo impulsionar o panorama espacial europeu através da cooperação internacional, nomeadamente ao nível da ESA e de outras agências espaciais europeias. Tem ainda a responsabilidade de implementação e promoção do programa "AZORES International Satellite Launch Programme" (AZORES ISLP), em parceria com a ESA.

A Portugal Space tem sede na Ilha de Santa Maria, na Região Autónoma dos Açores e instalações em Lisboa, no Palácio das Laranjeiras. Chiara Manfletti é a Presidente, nomeada pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Mais informação relativa à Portugal Space consulte o site.

Todos os contactos respeitantes à área do Espaço deverão ser remetidos à Portugal Space, sendo que os contactos institucionais da agência se encontram disponíveis aqui.