Skip nav

FAPERJ

Cooperação Transnacional

Memorando de Entendimento FCT/FAPERJ

Em destaque

Concurso da cooperação bilateral, biénio 2020/2021 - 3 projetos financiados

DOCUMENTOS IMPORTANTES

DATAS IMPORTANTES:

  • Período de candidaturas: termina a 30 de setembro

Edital do Concurso 2020

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), Brasil, informam que se encontra aberto concurso até dia 30 de setembro de 2019, para apoiar o intercâmbio de investigadores no âmbito de projetos comuns de investigação a decorrerem em 2020 nas seguintes áreas científicas abrangidas pelo Centro de Investigação Internacional do Atlântico (AIR Centre):

  • Aperfeiçoamento de modelos de circulação marinha de larga escala no Atlântico Sul;
  • Modelos para estudo da dispersão de microplásticos e derramamentos de petróleo no mar;
  • Observação oceanográfica contínua do Atlântico Sul através da aquisição de dados recorrendo à utilização de veículos autónomos;
  • Ciência de dados para apoio à implementação do AIR Center Data Intelligent Network

O financiamento por parte da FCT destina-se, estritamente, à mobilidade de investigadores participantes nos projetos: despesas de viagem e estadia da equipa portuguesa no Brasil (o montante previsto para cada projeto será no valor de 4.500€).

A não inclusão de jovens investigadores na equipa portuguesa tem caráter eliminatório (ver definições nas FAQ's). Será dada prioridade a novos projetos e a equipas que não obtiveram financiamento nos últimos concursos.

Os organismos executores deste MdE procederão à respetiva avaliação e seleção. Não serão consideradas as candidaturas que não forem apresentadas aos organismos executores dos dois países.

No final do projeto terá de ser elaborado um relatório técnico-financeiro (cujo modelo pode ser encontrado AQUI), a enviar ao DRI até 90 dias após o término do projeto.

Candidaturas

As candidaturas devem ser elaboradas conjuntamente pelos investigadores responsáveis dos dois países e submetidas aos organismos executores do MdE. Assim, a equipa portuguesa deverá remeter a sua candidatura à FCT e a equipa estrangeira ao organismo do seu país.

Critérios de avaliação: Mérito científico e qualidade da proposta; qualidade das equipas de investigação da proposta; relevância da participação de jovens investigadores da parte portuguesa; adequação das missões de mobilidade ao programa proposto.

Seleção das propostas: As propostas consideradas elegíveis serão avaliadas por ambas as Partes e posteriormente analisadas em reunião conjunta na Comissão Mista de seleção, composta por elementos da FCT e da FAPERJ, sendo apuradas para financiamento aquelas que forem objeto de acordo na conciliação de interesses entre as duas instituições. Além da avaliação científica, poderão ser tidos em consideração outros critérios na seleção das propostas, tais como a distribuição por áreas do conhecimento e/ou por áreas geográficas, entre outros.

Submissão de candidaturas

A candidatura terá que ser submetida à FCT, online, através do LINK até às 17:00 hora de Lisboa do dia 30 de setembro de 2019. Antes de proceder ao preenchimento do formulário, poderá visualizar na íntegra e globalmente o respetivo documento em PDF AQUI.

Deverá ser anexado ao formulário a declaração do responsável pela instituição/departamento na qual o candidato desenvolve trabalho, (download da declaração), e na última página fazer o Upload da mesma (ATENÇÂO: o programa só admite uploads dos anexos quando a candidatura estiver pronta para ser enviada).

Contactos

Parte portuguesa
Margarida Ferreira
Departamento de Relações Internacionais
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Av. D. Carlos I, 126
1249-074 Lisboa
Portugal
programa.faperj@fct.pt
Parte brasileira
Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga, 118 - 6º andar
Rio de Janeiro
Brasil
central.atendimento@faperj.br