Skip nav

Cooperação Científica e Tecnológica
FCT e Fundação "la Caixa"

Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Social – i4s

(Available only in Portuguese)

Para reforçar a participação de equipas portuguesas nos Concursos de Investigação Social promovidos pela Fundação "la Caixa" para apoiar projetos de investigação social baseados em dados quantitativos que se destaquem pela sua excelência e que, através de uma abordagem original e inovadora, possam gerar informação robusta e sólida que permita compreender, de forma aprofundada, os desafios sociais presentes e futuros de Espanha e/ou Portugal.

A 17 de junho de 2020, a FCT e a Fundação “la Caixa” assinaram um acordo para a implementação da Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Social, i4s. O Acordo tem por base os Concursos de Investigação Social da Fundação "la Caixa", que visam apoiar projetos de investigação social baseados em dados quantitativos que se destaquem pela sua excelência e que, através de uma abordagem original e inovadora, gerem informação robusta e sólida que permita compreender, de forma aprofundada, os desafios sociais presentes e futuros de Espanha e/ou Portugal.

Através desta iniciativa, a FCT e a Fundação “la Caixa” pretendem reforçar os apoios financeiros de que poderão dispor os projetos em que participem investigadores de instituições de investigação sem fins lucrativos com sede em Portugal, nomeadamente universidades e centros de investigação públicos e privados.

Em 2020, o Concurso de Investigação Social da Fundação "la Caixa" foi pela primeira vez alargado a Portugal e conta com um orçamento de 1,5 milhões de euros para 15 projetos de investigação na área social que possam contribuir para uma melhor compreensão dos novos fenómenos sociais, ajudando a sociedade e os governantes a otimizar as suas decisões. Foram selecionados para financiamento 16 projetos, dois dos quais liderados por investigadores nacionais (resultados aqui).

A edição de 2021 do Concurso de investigação Social, que estará aberta entre fevereiro e maio de 2021 (Fase 1) e entre maio e setembro de 2021 (Fase 2), pretende apoiar projetos de investigação social de excelência que recorram a evidência quantitativa robusta e a uma abordagem original e inovadora para gerar informação fiável que permita compreender melhor os desafios sociais atuais e emergentes. O concurso destina-se a apoiar candidaturas lideradas por investigadores individuais de qualquer nacionalidade que exerçam a sua atividade de investigação numa organização sem fins lucrativos (universidades públicas ou privadas ou centros de investigação com sede em Espanha ou Portugal) e terá uma dotação de 1,5 milhões € disponíveis para atribuição de até 100.000 € por projeto, com um prazo máximo de 24 meses.

Contacto:socialresearch@fundaciolacaixa.org