Skip nav

Logotipo FCTLogotipo Fundação La Caixa

International Cooperation

(English version available soon)

Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Biomédica, i4b

Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica entre a FCT e a Fundação 'la Caixa' para financiamento de projetos portugueses no âmbito do concurso 'la Caixa'

Em destaque

2ª edição do concurso de projetos de investigação em saúde- candidaturas até 15 de janeiro de 2019

Sessões informativas:
Porto: Quarta-feira 28 de novembro de 2018, às 12h00 (Galeria de Biodiversidade Centro Ciência Viva / Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto)
Lisboa: Quinta-feira 29 de novembro de 2018, às 9h00 (Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva)

DOCUMENTOS IMPORTANTES

DATAS IMPORTANTES:

  • Período de candidaturas: até 15 janeiro 2019 - 15h00 (Lisboa)

Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Biomédica, i4b

INFORMAÇÕES GERAIS

Em fevereiro de 2018, a FCT e a Fundação “la Caixa” assinaram um Protocolo de Cooperação Científica e Tecnológica para a implementação da “Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Biomédica, i4b”. O protocolo tem por base o concurso de projetos de investigação em saúde promovido pela Fundação ‘la Caixa’, um concurso internacional ao qual se podem candidatar instituições espanholas e portuguesas.

No âmbito da i4b, a FCT compromete-se a igualar o investimento que a Fundação “la Caixa” destine a projetos de investigação liderados por instituições portuguesas. Duplica-se assim o número de projetos liderados por instituições portuguesas financiados no âmbito do concurso.

A i4b tem como objetivo fomentar a atividade de investigação e desenvolvimento em biomedicina e saúde desenvolvida em centros portugueses em colaboração com centros internacionais, estimular a transferência de conhecimento para a sua aplicação na área da saúde e contribuir para o bem-estar das pessoas.

OBJETIVOS

Este programa está focado no apoio a projetos de investigação e desenvolvimento em biomedicina e saúde, e pretende identificar e impulsionar as iniciativas mais promissoras, de maior excelência científica e com mais valor potencial e impacto social, seja no campo da investigação/pesquisa básica, clínica ou translacional, em cinco áreas específicas:

  • oncologia
  • neurociências
  • doenças infecciosas
  • doenças cardiovasculares
  • projetos transdisciplinares com impacto em biomedicina

ELEGIBILIDADE

As instituições requerentes podem apresentar a concurso projetos liderados por investigadores de Instituições de Investigação sem fins lucrativos localizados em Espanha e em Portugal.

O Investigador Principal da Instituição Requerente deverá ser o Líder do Projeto, o qual apresenta a candidatura ao concurso e dirige a execução global do projeto.

Consulte as regras de participação.

FINANCIAMENTO

As propostas podem ser:

  • Individuais, apresentadas por uma única Instituição de Investigação (Instituição Requerente). Podem receber apoios até um máximo de 500 000 €.
  • Em consórcios de investigação, apresentados por, no mínimo, duas Instituições de Investigação, e coordenados pela Instituição Requerente. Podem receber apoios até um máximo de 1 000 000 €.

Os projetos propostos podem ter a duração máxima de 3 anos.

SELEÇÃO

A seleção das candidaturas é realizada pela Fundação la Caixa através de um processo rigoroso que cumpre as normas mais exigentes de qualidade, imparcialidade, objetividade e transparência.

Esta seleção inclui uma primeira fase de pré-seleção remota de projetos por revisão por pares, e uma segunda fase de seleção presencial por comités de especialistas internacionais relevantes em cada uma das áreas de investigação.

A FCT iguala o financiamento atribuído pela Fundação la Caixa a instituições portuguesas, financiando um conjunto adicional de entre as propostas pré-selecionadas pelo painel científico mas não financiadas pela Fundação 'la Caixa'. Sempre que o financiamento a atribuir não permita financiar todas as propostas portuguesas pré-selecionadas, são financiadas as melhores propostas, de acordo com a lista ordenada, dando preferência a propostas de instituições principais que não tenham sido financiadas no âmbito da mesma call e garantindo a maior diversidade de áreas científicas possível na totalidade das propostas portuguesas financiadas.

FAQ’s

Consulte a lista de perguntas mais frequentes.

CONTACTO

Email: healthresearch@fundaciolacaixa.org