Skip nav

Cooperação Internacional

Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica entre o MCTES e o Imamat Ismaili

Em Destaque

25.06.2021 - Resultados do 2º Concurso FCT-AKDN: 21 projetos selecionados (ver Notícia)

2º Concurso para apresentação de propostas de Projetos Conjuntos:
Iniciativa Conhecimento para o Desenvolvimento

INFORMAÇÃO GERAL

O Ministério da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, representado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e o Imamat Ismaili, representado pela Aga Khan Development Network (AKDN), informam que se encontra aberto o segundo concurso para o financiamento de projetos conjuntos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, destinados a incentivar e fortalecer competências e capacidades científicas, técnicas, humanas e sociais dirigidas ao progresso da Qualidade de Vida (QDV) em África. Este concurso âmbito é aberto ao abrigo do Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e o Imamat Ismaili (celebrado em Maio de 2016). O concurso encontra-se aberto entre 10 de maio a 30 de setembro de 2019.

O presente concurso dirige-se a novas iniciativas e colaborações entre instituições de investigação científicas e académicas portuguesas, africanas e da AKDN, com objetivo de contribuir para o desenvolvimento de iniciativas que contribuam para consolidar as capacidades de investigação nos referidos países africanos.

TÓPICOS DO CONCURSO

São aceites propostas em todos as áreas científicas identificadas no Protocolo, incentivando a colaboração multidisciplinar e assegurando recursos suficientes para permitir um impacto significativo dos projetos em Portugal e em África. As áreas científicas prioritárias específicas para este concurso são indicadas no Aviso de Abertura deste concurso.

COMO CONCORRER

A candidatura do projeto (redigida em inglês) deverá ser submetida pelo Coordenador num documento único, juntamente com documentos solicitados, através do formulário de candidatura disponível online. As candidaturas deverão ser acompanhadas de uma Declaração de Compromisso. O formulário de candidatura e outros documentos encontram-se disponíveis na caixa amarela que se encontra à direita.

ELEGIBILIDADE

Os critérios de elegibilidade encontram-se detalhados no texto do concurso e no regulamento de financiamento a projetos financiados exclusivamente por fundos nacionais.

AVALIAÇÃO

As propostas devem demonstrar o potencial para causar impacto na promoção da capacidade científica, do desenvolvimento sustentável e da Qualidade de Vida em África. As propostas serão avaliadas através de um processo competitivo que considerará o mérito científico e a relevância da proposta, supervisionada conjuntamente pelo Comité Conjunto de Implementação do Protocolo (JIC), composto pela FCT, IP. e a AKDN (). A avaliação será conduzida por um Comité Conjunto de Avaliação da Investigação Colaborativa (JRAC) composto por cientistas internacionalmente reconhecidos nas áreas prioritárias definidas no Protocolo de Cooperação. O processo de avaliação compreende duas fases, incluindo a avaliação remota por peritos externos e a avaliação do JRAC. Todo o processo de avaliação encontra-se descrito no Aviso de Abertura do concurso.

FINANCIAMENTO

Para este concurso está prevista uma dotação orçamental de 2.500.000 €. O financiamento será concedido até ao máximo de 250.000 € por projeto, por um período máximo de 36 meses.

Edições anteriores


Contactos

Germana Santos
Departamento de Relações Internacionais
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Av. D. Carlos I, 126
1249-074 Lisboa
Portugal

Telefone: (+ 351) 21 391 15 69
programa.agakhan@fct.pt
Margarida Ferreira
Departamento de Relações Internacionais
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Av. D. Carlos I, 126
1249-074 Lisboa
Portugal

Telefone: (+ 351) 21 391 15 31
programa.agakhan@fct.pt