Skip nav

Cooperação Transnacional

Portugal - Israel

Documentos:

Datas importantes:

  • Período de candidaturas: até às 17h00 (hora de Lisboa) do dia 10 de janeiro de 2019

1º concurso para projectos bilaterais de investigação 2019-2021

Informação Geral

No Memorando de Entendimento inter-governamental Portugal-Israel, assinado em 2014, ambos os países acordaram executar um programa de cooperação nos domínios da ciência e da tecnologia. Este programa visa reforçar as relações entre Portugal e Israel para fomentar a cooperação científica de longo prazo.

Nesta sequência e com o objetivo de apoiar e incentivar a cooperação bilateral entre entidades de investigação, universidades e instituições de investigação em Israel e em Portugal, a FCT lança um concurso para projetos conjuntos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico, em parceria com Israel (MOST - Ministry of Science Technology and Space).

Financiamento

A FCT disponibiliza para as equipas portuguesas de projetos conjuntos o montante global de 300 000 €. O montante máximo a solicitar pelas equipas portuguesas é de 100.000 €.

A duração máxima dos projetos é de 24 meses, não prorrogáveis.

Aos Investigadores Responsáveis pelos projetos que forem selecionados para financiamento será solicitado o procedimento respeitante à assinatura do Termo de Aceitação conforme o Regulamento geral em vigor na FCT.

Destinatários e Elegibilidade

A área prioritária de interesse comum são as Ciências do Mar, nas seguintes temáticas: 1- Operational oceanography – developing improved methods/technology such as improved maritime monitoring techniques, improved modeling forecasting, big data analyses e 2- Marine pollution – stress on the ecological systems and mitigation technologies.

Como Concorrer

Os candidatos devem utilizar o Formulário de Candidatura específico que deverá ser apresentado em língua inglesa.

As candidaturas submetidas à FCT devem seguir o Regulamento de acesso a financiamento para o desenvolvimento de projetos de investigação científica e tecnológica (http://www.fct.pt/apoios/projectos/regulamento), designadamente: Entidades beneficiárias, Condições gerais de admissão e aceitação dos projetos, Despesas elegíveis e não elegíveis, Critérios de avaliação e seleção.

As candidaturas submetidas à FCT deverão ser acompanhadas de uma Declaração de Compromisso devidamente preenchida.

Submissão de candidaturas

A candidatura do projecto conjunto deve ser submetida, simultaneamente, pela equipa portuguesa (online através do LINK até às 17:00 de 10 de janeiro de 2019. Antes de proceder ao preenchimento do formulário, poderá visualizar na integra e globalmente o respetivo documento em PDF AQUI.) e pela equipa israelita, para Portugal@most.gov.il.

As candidaturas que não forem submetidas em ambas as Instituições não serão consideradas para avaliação.