Skip nav

Water JPI

Iniciativa de Programação Conjunta

WATER JPI: Water challenges for a changing world

A Iniciativa de Programação Conjunta "Water challenges for a changing world" foi criada com o objetivo de congregar esforços, mobilizar recursos e reforçar a liderança e competitividade europeia na investigação e inovação no domínio da Água. Portugal é um dos parceiros desta iniciativa, que também conta com a participação da Comissão Europeia. No ano de 2014 foi criada a ERA-NET WaterWorks 2014-2019 in Support of the Water JPI, na qual Portugal é um dos parceiros.

Em Destaque

Anúncio do Concurso Transnacional WaterWorks 2014 Cofunded Call (2 March 2015): Research and Innovation for Development of Technological Solutions and Services for Water Systems. Consulte a página do concurso (aqui).

Tópicos Principais:
Research and Innovation for Developing Technological Solutions and Services:

  • for Water Treatment, Reuse, Recycling and Desalination;
  • for Water Resources Management;
  • to Mitigate Impacts of Extreme Events (Floods and Droughts) at Catchment Scale.

Ligações Úteis

Descrição da Water JPI

Trata-se de uma iniciativa intergovernamental com o objetivo de promover o desenvolvimento de sistemas no domínio da água, tendo como base uma economia sustentável. No entanto, para atingir tais objetivos é necessário uma visão transnacional e multi-disciplinar para encarar os desafios que a Europa enfrenta a nível económico, ecológico, tecnológico e societal.

    • A Water JPI encontra-se focada na área da água doce e da Hidrologia, e procura abordar um desafio-chave: Alcançar sistemas hídricos sustentáveis para uma economia sustentável na Europa e no mundo. Este grande objetivo divide-se em cinco grandes áreas-desafios de investigação:
    • 1. Manutenção da sustentabilidade dos ecossistemas.
    • 2. Desenvolvimento de sistemas de água potável para consumo dos cidadãos.
    • 3. Promoção da competitividade na indústria da Água.
    • 4. Implementação de uma economia da Água inteligente e “bio-based”.
    • 5. Fechar o ciclo da água, procurando dirimir os seus pontos críticos.
    • Dentre as atividades desenvolvidas por esta iniciativa, destacam-se o mapeamento europeu da investigação e inovação em Água, a definição de uma Agenda Estratégica de Investigação e Inovação cuja implementação pretende promover o alinhamento dos programas nacionais numa orientação programática comum e o desenvolvimento de atividades conjuntas, encontrando-se já previstos dois concursos transnacionais para projetos.
      Esta iniciativa europeia aposta na promoção de um sistemático, ativo e crítico envolvimento de agentes de definição de políticas na área da Água e de stakeholders, nomeadamente pertencentes à comunidade empresarial e industrial.
    • Desde 2008 que a Water JPI tem vindo a construir um grupo coeso ao nível de Programas de Investigação e Inovação, contando neste momento com a participação de 19 países parceiros, a Comissão Europeia e 5 países observadores. Para informação detalhada deve consultar a página da Water JPI.

Atividades Conjuntas

    • A Ação de Coordenação WatEUr tem como principal objetivo a preparação e suporte do desenvolvimento e implementação da Water JPI. Com a elaboração dos compromissos e objetivos da Water JPI e a estruturação da sua gestão, reveste-se de particular importância a criação de uma estrutura que garanta uma eficaz progressão e desenvolvimento desta iniciativa conjunta. A WatEUr em harmonia com a Water JPI atuam com o intuito de reforçar o Espaço Europeu de Investigação (EEI) e beneficiar investigadores, autoridades ligadas à água, indústria, produtores e os cidadãos em geral. A WatEUr providencia o apoio necessário à Water JPI por forma a minimizar a fragmentação de esforços a nível Europeu e maximizar o trabalho colaborativo e os recursos limitados existentes, e um crescimento e desenvolvimento Europeu no domínio da Água, tanto a nível científico como tecnológico.
      Para mais informações consulte a página da WatEUr.
    • Abertura oficial concurso: 1 de novembro de 2013
      Prazo para submissão de candidaturas: 19 de dezembro de 2013 (11:00 GMT)

      Portugal é dos parceiros financiadores do concurso, através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O financiamento FCT para este concurso ascende a €500.000,00, limitado a €150.000,00 por proposta.
      Anúncio completo e toda a documentação referente ao concurso acessível na página oficial da Water JPI, incluindo procedimentos de submissão de candidaturas e avaliação, especificidades nacionais relativas às condições de elegibilidade das candidaturas e pontos nacionais de contacto. Recomendamos, ainda, a consulta da database disponível na mesma página, com a finalidade de facilitar a pesquisa de possíveis parceiros.

Contactos

Conselho de Governação da Water JPI
Alexandre Fernandes
alexandre.fernandes@fct.pt
Conselho Executivo da Water JPI e Comissão de Coordenação da WatEUr CSA
Germana Santos
germana.santos@fct.pt
Conselho Executivo da Water JPI e Comissão de Coordenação da WatEUr CSA
Rui Munhá
rui.munha@fct.pt
Departamento das Relações Internacionais
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Av. D. Carlos I, 126 - 7º
1249-074 Lisboa
Portugal