Skip nav

Macau FDCT

Cooperação Internacional

Portugal - Macau

Documentos:

Datas importantes:

  • Período de candidaturas: até às 17h00 (hora de Lisboa) do dia 26 de julho de 2019

1º concurso para projetos bilaterais de investigação

INFORMAÇÃO GERAL

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e o Fundo para o Desenvolvimento das Ciências e da Tecnologia (FDCT) da Região Administrativa Especial de Macau assinaram, em 2017, um Memorando de Entendimento com o objetivo de incentivar a cooperação entre as instituições de investigação e desenvolvimento de Macau e Portugal.

Ao abrigo do referido Memorando, encontra-se aberto entre 12 de junho e 26 de julho de 2019 o 1º concurso bilateral para o financiamento de projetos conjuntos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico.

O presente concurso destina-se ao apoio de projetos em Ciências do Mar, nas seguintes temáticas:

  • Poluição Marinha, incluindo os efeitos de plásticos ou outros poluentes emergentes no ecossistema marinho, conduzindo ao desenvolvimento de estratégias de mitigação;
  • Biotecnologia Marinha, incluindo a caracterização e otimização das vias metabólicas existentes que poderão conduzir ao desenvolvimento de produtos comercializados (saúde, energias renováveis, entre outras).
  • FINANCIAMENTO

    Para este concurso está prevista uma dotação orçamental de 300.000 €. O financiamento será concedido até ao máximo de 100.000 € por projeto, por um período máximo de 36 meses. O FDCT financiará as equipas de Macau.

    COMO CONCORRER

    A candidatura do projeto conjunto deverá ser submetida pela equipa portuguesa, em inglês, à FCT até às 17:00, hora de Lisboa, de 26 de julho 2019, através do preenchimento do Formulário de Candidatura. Antes de proceder ao preenchimento do formulário, poderá visualizar na íntegra o respetivo documento no exemplar de formulário para consulta.

    As candidaturas submetidas à FCT deverão ser acompanhadas de uma Declaração de Compromisso.

    As candidaturas que não forem submetidas em ambas as Instituições não serão consideradas para avaliação.

    AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DE CANDIDATURAS

    As propostas consideradas elegíveis serão avaliadas pela FCT e pelo FDCT, de acordo com a metodologia e critérios de avaliação dispostos no Aviso de Abertura. Posteriormente, a FCT e o FDCT analisarão conjuntamente os resultados das avaliações e selecionarão as propostas a serem financiadas.

    Contactos

    Portugal
    Olga Dias
    Scientific Officer
    Telefone: +(351) 21 392 43 44
    Email: olga.dias@fct.pt
    Macau
    Ms. Jennifer Hao
    Technician
    Telefone: +(853) 859 98 130
    Email: jenniferhao@fdct.gov.mo

    Nenhuma informação contida nesta página substitui ou se sobrepõe ao estipulado no Regulamento e no Aviso de Abertura do Concurso.