Skip nav

Recursos de Computação Avançada para Investigação e Inovação

1ª edição do Concurso de Projetos de Computação Avançada (CPCA)

Em Destaque

20.12.2018 - Abertura das Candidaturas à 3ª edição da chamada de manifestação de interesse a Bolsas de Investigação para Estágios na NASA - 2018

Documentos Úteis:

Datas importantes:

  • Data limite para candidaturas: 17:00 (hora de Lisboa) de 21 janeiro 2019

Visão geral e objetivos

A consolidação e o reforço do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) constituem prioridades da política de ciência e tecnologia nacional. Estas prioridades visam aumentar a competitividade nacional e internacional da ciência e tecnologia, e o seu contributo para a inovação e transferência de conhecimento assim como contribuir para a realização das aspirações globais definidas nos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Neste contexto, assume particular relevância a promoção e o reforço de competências das instituições científicas e tecnológicas através da participação das suas equipas em projetos de computação avançada.

É com estes objetivos que a FCT abre este concurso para suportar tecnologicamente projetos de computação avançada em todos os domínios científicos.

A FCT, via RNCA – Rede Nacional de Computação Avançada - procura agregar os recursos nacionais de computação avançada, promovendo a cooperação entre os vários centros envolvidos e desenvolvendo parcerias nacionais e internacionais com outras entidades.

A RNCA foi qualificada no Roteiro Nacional das Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico pelo Despacho n.º 4157/2019 do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O objetivo central desta ação, enquadrada na Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030, Portugal INCoDe.2030 (designadamente no Eixo 5 – Investigação), é promover a apresentação de Projetos de Computação Avançada em todas as áreas, disponibilizando recursos dos seguintes modelos computacionais:

  • High Performance computing (HPC)
  • High Throughput computing (HTC)
  • Cloud Computing

O presente aviso agrega as seguintes modalidades de acesso:

  • A1 – Acesso Preparatório: Este acesso está recomendado a todos os projetos científicos e de inovação sem experiência prévia em HPC ou HTC e/ou sem histórico de utilização nos recursos computacionais da RNCA. Destina-se primariamente à realização de testes de performance de software, testes de escalabilidade, benchmarking, re-factoring e projetos de curta dimensão que não ultrapassem o limite de tempo e recursos definidos no presente aviso. Limite de Recursos: 50 000 core.horas ou vCPU_core.horas. Limite de tempo máximo: 2 meses, prorrogáveis
  • A2 – Acesso Projeto: Destina-se à utilização de recursos HPC, HTC ou Cloud Computing, para projetos com dimensão maior que 50.000 core.horas ou vCPU.horas até a um limite máximo de 3.000.000 core.horas ou vCPU.horas, com possibilidade de aprovação de pedidos de prorrogação. Limite de tempo máximo: 6 meses, prorrogáveis

Esta é a 1ª edição de concursos de projetos de computação avançada, disponibilizando cerca de 27 milhões de core.horas em plataformas nacionais inseridas na Rede Nacional de Computação Avançada.

Recursos Computacionais a Concurso

A RNCA incorpora atualmente 4 centros operacionais com as respetivas plataformas que integram o presente concurso:

A descrição técnica das plataformas (Hardware e Software) pode ser consultada na ficha técnica deste concurso. Os apoios a conceder ao abrigo do presente procedimento concursal revestem exclusivamente a forma de atribuição de tempo de utilização de recursos computacionais avançados, não concedendo financiamento de qualquer outra natureza, ou recursos humanos para desenvolver ou suportar aplicações informáticas. Apresenta-se de seguida a Tabela-Resumo com os recursos disponíveis:

Destinatários e Elegibilidade

São beneficiários, individualmente ou em copromoção:

  • Instituições do ensino superior, seus institutos e unidades de I&D (Investigação e Desenvolvimento);
  • Laboratórios do Estado ou internacionais com sede em Portugal;
  • Instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de I&D;
  • Outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam ou participem em atividades de investigação científica;
  • Empresas de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica

Relativamente a candidaturas de empresas como beneficiárias, os projetos de computação avançada deverão:

  • a) ocorrer no âmbito da investigação e inovação pré-concorrencial, ainda sem valor de mercado
  • b) não ultrapassar no seu conjunto 50% da dotação computacional total a atribuir neste concurso

São admitidas candidaturas individualmente ou em copromoção:

  • a um ou mais modelos computacionais (HPC, HTC, Cloud);
  • a uma ou mais plataformas para o mesmo projeto;
  • em modalidades de acesso distintas (A1 e A2).

Cada IR ou co-IR pode apresentar um máximo de duas candidaturas por cada modalidade A1 ou A2.

Como concorrer

As candidaturas devem ser apresentadas, em língua inglesa, em formulário eletrónico próprio aqui.

Caso as candidaturas do primeiro lote não esgotem os recursos computacionais disponíveis, a FCT poderá definir novo prazo de submissão de candidaturas para um novo lote de candidaturas. Este processo poderá repetir-se até todos os recursos serem atribuídos ou o concurso ser fechado.

O concurso manter-se-á aberto, em contínuo, até haver uma decisão de encerramento.,

As candidaturas são compostas somente pelo preenchimento do formulário eletrónico e seu anexo opcional. O IR deverá ter associado um CIÊNCIA ID e o seu currículo registado no Ciência Vitae.

Prazos e datas importantes

As candidaturas devem ser apresentadas, em língua inglesa, a partir do dia 10 de agosto de 2020.

O prazo limite de submissão de candidaturas para o primeiro lote de candidaturas é às 12h00 de dia 14 de setembro de 2020.

Critérios de avaliação

No presente concurso não haverá lugar a avaliação científica das candidaturas. Nos termos do Artigo 15º do Regulamento de Projetos de Computação Avançada serão avaliadas todas as candidaturas recebidas, face aos recursos existentes na RNCA, assentando nos seguintes critérios, que são densificados e detalhados no guião de avaliação técnica:

  • Hierarquização do Acesso Preparatório A1:
    a) Ordem de submissão das candidaturas
  • Hierarquização do Acesso Projeto A2:
    a) Exequibilidade do programa de trabalhos, nomeadamente a adequação técnica e razoabilidade dos recursos computacionais selecionados
    b) Existência de projeto científico ou tecnológico associado à candidatura do projeto de computação avançada, com avaliação prévia independente de mérito científico ou técnico, por entidade competente, nacional ou Europeia
    c) Ordem de submissão das candidaturas

Contactos

Informações sobre o conteúdo do formulário de candidatura podem ser solicitadas através do endereço de correio eletrónico: rnca@fccn.pt

Nenhuma informação publicada nesta página substitui ou se sobrepõe sobre o Regulamento e Aviso de Abertura do Concurso