Skip nav

Cooperação Internacional

Cooperação na área Nuclear

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) acompanha, de forma direta e/ou através de peritos, as seguintes iniciativas que se relacionam com o domínio da energia atómica e as suas aplicações em diferentes áreas.

Programa de Cooperação Técnica da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA-Portugal)

Compete à FCT publicitar, promover, gerir e prestar apoio:

  • à participação de peritos portugueses em projetos científicos e técnicos e nos diversos eventos (workshops, cursos, reuniões técnicas) organizados pela AIEA;
  • a estágios em Portugal de estagiários estrangeiros;
  • a reuniões técnicas realizadas em Portugal.

Consulte a página da AIEA-Portugal para saber como participar em projetos e eventos organizados por esta agência.

Programa EURATOM de Investigação e Formação 2021-2025

A FCT faz parte da rede PERIN (Portugal in Europe Research and Innovation Network) e é responsável pela promoção do Programa EURATOM de Investigação e Formação 2021-2025, nas suas vertentes de fissão e fusão.

Consulte a página do programa EURATOM de Investigação e Formação 2021-2025 para saber como participar em projetos e obter financiamento para investigação na área nuclear.

Fusion for Energy (F4E) / International Thermonuclear Experimental Reactor (ITER)

A Fusion for Energy (F4E) é a organização da União Europeia que gere a contribuição da Europa para o International Thermonuclear Experimental Reactor (ITER), uma parceria científica que constitui a maior experiência científica no caminho para a energia de fusão e que envolve, para além da Europa, a China, o Japão, a Índia, a Coreia do Sul, a Rússia e os Estados Unidos da América.

A F4E foi fundada em 2007 por um período de 35 anos. A sua principal missão é trazer a fusão, a energia do Sol e das estrelas para a Terra. Para isso, trabalha em estreita colaboração com a indústria e organizações de investigação para fornecer a infraestrutura e os componentes do maior dispositivo de fusão.

Ponto de Contacto Nacional
Luísa Igreja
luisa.igreja@fct.pt

Grupo de Trabalho para as Questões Atómicas do Conselho da União Europeia

O Grupo de Trabalho sobre Questões Atómicas é um grupo de preparação das reuniões do Conselho da União Europeia que aborda assuntos relacionados com a proteção contra radiações ionizantes em aplicações médicas e industriais, a segurança de instalações nucleares e a gestão de combustível irradiado e resíduos radioativos.

Também lida com matérias relacionadas com o fornecimento e proteção de material nuclear, particularmente:

  • o quadro regulamentar para atividades relacionadas com a segurança nuclear, resíduos radioativos e combustível irradiado;
  • a definição de padrões básicos de segurança para radiação ionizante;
  • a cooperação com países terceiros sobre a utilização pacífica da energia nuclear.