Skip nav

Gabinete Oceano

ECORD European Consortium for Ocean Research Drilling / IODP International Ocean Discovery Programmme

O ECORD é o consórcio Europeu que estabelece uma infraestrutura europeia para a Investigação em perfuração/sondagem oceânica. Atualmente, esta estrutura de gestão é composta por 15 membros (14 países europeus e o Canadá) e integra o programa internacional IODP para o mesmo efeito.

A investigação em perfuração e sondagem é essencial para a ciência do oceano uma vez que recolhe material que permite estudar mudanças climáticas e ambientais, biosfera de mar profundo ou geofísica e geodinâmica da Terra.

A participação neste consórcio é fundamental para garantir o acesso dos cientistas portugueses ao programa internacional IODP, o maior a nível mundial em “Ocean Drilling”, que permite entre outros benefícios o acesso a plataformas de investigação específicas tais como, os navios dos EUA JOIDES Resolution e do Japão Chikyu equipados com instalações permanentes de perfuração, laboratório e repositórios de núcleo offshore, assim como, através das Mission-Specific Platforms (MSPs) do ECORD, plataformas mais específicas consoante o tipo de expedição.

A representação da FCT nesta organização é assegurada por:

  • No Conselho ECORD
    • Fátima Abrantes - Instituto Português para o Mar e a Atmosfera (IPMA)
    • Ana Amorim - Gabinete Oceano da FCT (E-mail)
  • No ECORD Science Support and Advisory Board (ESSAC)
    • Antje Voelker – Instituto Português para o Mar e a Atmosfera (IPMA)
    • Cristina Veiga-Pires – Universidade do Algarve

Links úteis:

Eventos realizados

30.10.2015 - Dia IODP/ECORD Portugal (3 novembro 2015)