Skip nav

Parcerias internacionais

Programa MIT — Portugal

O programa MIT-Portugal desenvolve-se na área de sistemas de engenharia com particular ênfase em processos complexos associados a sistemas energéticos, bioengenharia, transporte e produção industrial.

Nestas áreas foram identificados três eixos temáticos, a ser desenvolvidos em colaboração com o grupo de afiliados industriais, que incluem:

  • sistemas sustentáveis de energia,
  • engenharia de células estaminais para novas terapias de medicina regenerativa,
  • …e novos materiais e produtos com aplicações específicas na mobilidade eléctrica e novos dispositivos médicos.

Também em cooperação com MIT, nomeadamente com a escola de gestão do MIT, foi lançado o The Lisbon MBA: programa de gestão empresarial enquadrado num ambiente internacional, com foco nas vertentes empresarial e académica.

Da cooperação com MIT Sloan Business School, surge a Building Global Innovatores- BGI, que liga o MIT-Portugal ao ISCTE. Trata-se de uma competição de modelos de negócios que se concentra na criação de propostas com valor global com o propósito de estimular o empreendedorismo de base tecnológica e as inovações comercializáveis.

A cooperação com o MIT foi ainda alargada através do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, que passa por desenvolver investigação conjunta com Espanha na área de qualidade alimentar e da água, monitorização ambiental e nanomedicina.

Para mais informação sobre a parceria consulte o sítio do Programa MIT — Portugal:

http://www.mitportugal.org/

Documentos disponíveis relativos ao programa

Projetos Test-bed no âmbito do Programa MIT Portugal 2013

2009 Call for Project Proposals

Concursos de Projectos

Consulte a página de anúncio de concursos da FCT.