Skip nav

Programa Nacional de Reequipamento Científico

Redes Nacionais

Geofísica

A Rede Nacional de Geofísica (RNG) foi criada como uma rede aberta de partilha de informação no domínio da monitorização geofísica, interpretada no seu sentido mais lato, com a participação de Laboratórios de Estado e Unidades de Investigação integradas em Universidades.

Esta Rede visa a implementação de uma infraestrutura descentralizada, adaptada às circunstâncias específicas desta área científica, integrando contribuições de diferentes domínios de especialização, permitindo às instituições signatárias produzirem e distribuírem os dados por todos os potenciais utilizadores da comunidade científica, através da Internet, de forma a contribuir para o desenvolvimento e melhoria da investigação científica na área da Geofísica realizada em Portugal e promover a sua internacionalização.

A RNG, a que foi atribuído um financiamento por parte da Fundação para a Ciência e a Tecnologia de 2.2 M€, tem Pólos nas seguintes instituições: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Instituto Superior Técnico, Fundação da Faculdade de Ciências da Univ. de Lisboa e Universidade de Évora.

O ex-IM - Instituto de Meteorologia, I.P., enquanto autoridade nacional no domínio da sismologia e do geomagnetismo e responsável pela Rede Nacional de Vigilância Sísmica associou-se à RNG.

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
Investigador Responsável: António Joaquim Rosa Amorim Barbosa

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO
Investigador Responsável: Ana Claúdia Moreira Teodoro

FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO:
Investigador Responsável: Álvaro Alberto de Matos Ferreira da Cunha

INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO:
Investigador Responsável: João Filipe de Barros Duarte Fonseca

INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO:
Investigador Responsável: Carlos Alberto Ferreira de Sousa Oliveira

INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO:
Investigador Responsável: Jaime Alberto dos Santos

FUNDAÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA UNIV. DE LISBOA:
Investigador Responsável: Luís Manuel Marques Matias

UNIVERSIDADE DE ÉVORA:
Investigador Responsável: Mourad Bezzeghoud

O modelo de gestão e organização da Rede, as regras de acesso e utilização dos equipamentos, e os deveres e direitos dos utilizadores estão regulados por um Modelo de Gestão, acordado entre todos os participantes na Rede.