Skip nav

Acções Marie Curie

Acções Marie Curie

Co-Financiamento de Programas Regionais, Nacionais e Internacionais (COFUND)

7º Programa-Quadro de ID&T
Programa Pessoas

Ferramentas de busca

O que é o Co-financiamento de programas regionais, nacionais e internacionais?

A acção destina-se a reforçar programas de financiamento de bolsas de investigação científica regionais, nacionais e internacionais novos, ou já existentes.

Quem pode candidatar-se?

Entidades públicas, ou privadas com missão pública, responsáveis pelo financiamento e gestão de programas de bolsas (ministérios, fundações, academias e universidades ou agências de investigação, organismos internacionais, gestores de programas a nível Europeu, etc.)

Quais são as áreas de Investigação?

Os projectos incluem todas as áreas de investigação científica e tecnológica de interesse para a União Europeia.

Os programas deverão dizer respeito à mobilidade trans-nacional de entrada, saída e de re-integração dos investigadores experientes, ou seja, doutorados, ou com mais de 4 anos de investigação a tempo inteiro, em todas as áreas de investigação científica.
Como funciona?

As entidades submetem candidaturas à Comissão Europeia para programas multi-anuais a serem co-financiados. Após avaliação das candidaturas pela CE, as entidades que virem os seus programas financiados irão, numa segunda fase, lançar concurso para implementação destes programas, assentes numa competição aberta e bem publicitada, com uma avalição transparente pelos pares, e baseada no mérito dos candidatos. No âmbito do lançamento do concurso o investigador submete uma candidatura conjunta com uma instituição de acolhimento, a qual deverá estar localizada num Estado-Membro ou Estado-Associado.

Que despesas estão cobertas por este financiamento?

A contribuição comunitária co-financia uma percentagem fixa de 40% dos custos totais dos contratos assinados entre as instituições de acolhimento e os investigadores elegíveis.


O lançamento do próximo convite à submissão de candidaturas para esta Acção é dia 10 de Julho de 2012.

Data limite para submissão de candidaturas: 05 de Dezembro de 2012, 17.00 horas, hora de Bruxelas.

Para mais informações:

Ponto de Contacto Nacional
Ana Margarida Santos
anamargarida.santos@fct.pt
21 3924446

A informação nesta página foi obtida a partir de uma publicação da Comissão Europeia sobre as Acções Marie Curie, sob a supervisão e com esclarecimentos adicionais do Ponto de Contacto Nacional.