Skip nav

Alcatel-Lucent

Cátedras Convidadas

Concurso Público para a atribuição da
Cátedra Convidada Alcatel-Lucent

Edital

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a ALCATEL-LUCENT PORTUGAL abrem um concurso público para a celebração de um contrato-programa com uma ou várias instituições científicas em articulação com instituições de ensino superior universitário, visando o co-financiamento de uma Cátedra Convidada.

A Cátedra Alcatel-Lucent Portugal terá por objectivo prioritário atrair para Portugal um investigador de alto nível radicado no estrangeiro para o desenvolvimento e promoção de áreas emergentes de conhecimento, nomeadamente através da dinamização de actividades de investigação, desenvolvimento e formação avançada em temas de interesse mútuo para a ALCATEL-LUCENT PORTUGAL e para a(s) Universidade(s) que vier(em) a ser seleccionada(s) como instituição(ões) de acolhimento, com especial ênfase, mas não exclusivamente, em pelo menos uma das seguintes áreas do conhecimento:

  • Telecomunicações e redes de nova geração;
  • Sistemas avançados de informação e comunicação;
  • Mudança tecnológica e gestão da inovação.

Candidaturas e entidades beneficiárias

As candidaturas para a criação da Cátedra Alcatel-Lucent Portugal podem revestir a forma de candidaturas institucionais ou individuais, nos termos definidos no Regulamento de Cátedras Convidadas da FCT. As candidaturas institucionais deverão ser sempre acompanhadas da identificação do investigador proposto para a cátedra, incluindo o seu curriculum vitæ. As entidades beneficiárias são as unidades de investigação, laboratórios associados ou laboratórios do estado em parceria com escolas, faculdades ou instituições de ensino superior universitário, públicas ou privadas. Será dada preferência a candidaturas que concretizem uma parceria entre várias instituições universitárias.

A Cátedra Alcatel-Lucent Portugal deverá ser atribuída a um investigador de renome internacional, que será contratado pela(s) Universidade(s) seleccionada(s) como Professor Catedrático Convidado, por um período de 5 anos devendo a(s) Universidade(s) assegurar nesse contrato a possibilidade de cessação do mesmo por incumprimento das tarefas que forem atribuídas a esse investigador.

Competirá, ao investigador, designadamente:
  1. Liderar uma equipa de investigação no domínio definido e, sempre que seja adequado, em estreita ligação com actividades de investigação na ALCATEL-LUCENT PORTUGAL;
  2. Participar na formação de investigadores e de estudantes, em especial alunos de pós-graduação;
  3. Garantir, sempre que seja adequado, a ligação de investigadores e estudantes às actividades da ALCATEL-LUCENT PORTUGAL, nomeadamente através de estágios e contactos com equipas técnicas;
  4. Estimular a ligação da comunidade científica portuguesa à rede de Laboratórios Bell da ALCATEL-LUCENT e a promoção de actividades associadas de investigação e desenvolvimento em Portugal;
  5. Desenvolver cursos e programas de formação avançada em domínios conexos, nomeadamente ao nível de doutoramento e pós-doutoramento;
  6. Proferir palestras e seminários nos domínios de trabalho e contribuir para a promoção da cultura científica na sua área de intervenção.

Serão consideradas candidaturas em colaboração com instituições estrangeiras de ciência e tecnologia e de ensino superior que prevejam a transferência gradual dos investigadores para Portugal durante os dois primeiros anos, desde que permaneçam mais de metade do tempo em Portugal.

Modalidades

Esta cátedra convidada visa o apoio ao recrutamento e instalação de um investigador reconhecido pelos seus pares como líder internacional na sua área de investigação, ou ao recrutamento, instalação e capacitação de um jovem investigador de nível excepcional.

A título excepcional, podem ainda ser considerados apoios complementares a um investigador de elevado nível internacional que pretenda fazer-se acompanhar por alguns membros dos seus actuais grupos de investigação e/ou instalarem-se em Portugal juntamente com um novo grupo de investigação a contratar.

Financiamento

Os incentivos financeiros serão concedidos por cinco anos, com avaliação intermédia (no segundo ou terceiro anos consoante a duração dos mesmos) e renováveis por uma vez. Os montantes máximos destes incentivos são os estabelecidos no Regulamento de Cátedras Convidadas da FCT, nomeadamente:

  • A FCT suportará 25% do financiamento num valor máximo de 40000 ou 60000 € por ano, caso se trate de um titular júnior ou sénior, conforme expresso no Regulamento do Programa de Cátedras Convidadas da FCT.
  • A ALCATEL-LUCENT PORTUGAL suportará 75% do financiamento num valor máximo de 120000 ou 180000 € por ano, caso se trate de um titular júnior ou sénior.

Período do concurso e início da Cátedra

O concurso estará aberto a partir de 21 de Março de 2009 e as candidaturas entretanto submetidas à FCT começarão a ser avaliadas a partir de 21 de Maio de 2009. O prazo limite para apresentação de candidaturas é 31 de Julho de 2009, estando contudo prevista a possibilidade da selecção ocorrer anteriormente em função da qualidade das propostas entretanto apresentadas, de acordo com os critérios abaixo enumerados.

A cátedra deverá começar a funcionar a partir de Setembro de 2009, ou assim que seja acordado com o proponente seleccionado.

Critérios de preferência

A avaliação e selecção das candidaturas serão efectuadas por um painel de avaliadores a designar pela FCT, incluindo um representante da ALCATEL-LUCENT PORTUGAL, tendo como base os seguintes critérios:

  1. Potencial científico e técnico do par instituições / investigador.
  2. Condições de integração do investigador beneficiário da cátedra, nomeadamente o enquadramento da parceria proponente de unidades de investigação, laboratórios associados ou laboratórios do estado com escolas, faculdades ou instituições de ensino superior universitário, públicas ou privadas.
  3. Capacidade de mobilizar parcerias internacionais, bem como redes, projectos e outras iniciativas de investigação e a colaboração em programas de doutoramento.
  4. Capacidade de estimular a ligação da comunidade científica portuguesa à rede de Laboratórios Bell da ALCATEL-LUCENT.

Regulamento e guia de candidatura

O regulamento e o guia de candidatura estão disponíveis na Internet em

http://www.fct.pt/apoios/outros/catedras/