Fundação Calouste Gulbenkian
Capa de Livro da série Textos Universitários de Ciências Sociais e Humanas

University Texts on Social Sciences and the Humanities

2011 Call

Regulations

No english version available

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através de um Protocolo estabelecido com a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) apoia a edição de monografias na área das Ciências Sociais e Humanas.

São admitidos a concurso trabalhos originais na área das Ciências Sociais e Humanas, com a forma de monografias científicas, elaboradas no quadro de instituições de ensino superior, incluindo os que revistam a natureza de teses de doutoramento. Não são admitidos os trabalhos elaborados no âmbito de licenciaturas e mestrados, bem como trabalhos já recusados em anteriores concursos abertos no âmbito deste Protocolo.

Apenas serão seleccionados trabalhos redigidos em português ou com compromisso de tradução para português, podendo as versões de origem ser editadas, em simultâneo, em suporte electrónico. As obras escritas noutras línguas deverão abordar temáticas relevantes para a sociedade portuguesa.

As obras seleccionadas serão incluídas na série intitulada Textos Universitários de Ciências Sociais e Humanas, identificada por um lettering de cada uma das instituições.

A inclusão de uma obra na série Textos Universitários em Ciências Sociais e Humanas no Plano Editorial FCT/FCG depende:

  1. Da apresentação de candidaturas à FCT no quadro de um concurso anualmente aberto para este efeito.

    As candidaturas devem ser apresentadas em ofício dirigido ao Presidente do Conselho Directivo da FCT, acompanhadas dos seguintes elementos:

    • Nome(s) do(s) autor(es);
    • Título da obra;
    • Área científica a que respeita a obra;
    • Curriculum vitæ do(s) autor(es);
    • Indicação do público alvo potencial;
    • Uma cópia em suporte de papel e uma cópia em suporte digital da obra submetida a concurso;
    • Resumos da obra em língua portuguesa e em língua inglesa, em 1/2 página A4 cada um, e em suporte digital.
  2. Da aprovação da obra, após avaliação pela FCT e selecção pelo Conselho Editorial da FCG.
  3. Da aceitação das condições a seguir referidas, mediante assinatura de compromisso:

    • A FCT e a FCG adquirem o direito de publicação relativo às três primeiras edições da obra, com a tiragem máxima de seis mil exemplares (6000);
    • A FCT e a FCG terão direito de opção, em igualdade de circunstâncias com outros concorrentes, para as edições seguintes;
    • Aos autores é atribuído, como remuneração para cada edição, o quantitativo de 10% sobre o valor de capa, com o limite mínimo de seiscentos euros (€600) e máximo de mil euros (€1000) a pagar por ocasião da publicação da obra;
    • Aos autores serão atribuídos cinquenta exemplares (50) de cada edição;
    • A revisão tipográfica será feita por um técnico designado pela FCG, podendo o autor rever uma série de provas. No caso de o autor querer introduzir alterações em provas, serão da sua responsabilidade as despesas que, eventualmente, daí possam decorrer.