Skip nav

FBA - FCT

Prémio Fundação Belmiro de Azevedo

Conservação, restauro e monitorização da biodiversidade em Portugal

Documentos de Apoio:

Datas Importantes

  • Submissão de candidaturas: 1 a 30 de junho 2022, até às 23:55H (hora de Lisboa)

Edital

Na sequência do Protocolo celebrado entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP (FCT) e a Fundação Belmiro de Azevedo (FBA) é aberto concurso para atribuição do Prémio Fundação Belmiro de Azevedo 2022 para a “Conservação, restauro e monitorização da biodiversidade em Portugal”. Este Protocolo prevê o apoio da FCT na divulgação do programa de apoio e respetivo prémio, na proposta de composição do Júri de avaliação, na receção e submissão das candidaturas, bem como a análise da sua admissibilidade e acompanhamento do processo de avaliação. O Prémio Fundação Belmiro de Azevedo visa promover a implantação de projetos com evidente mérito e impacto no plano nacional e internacional no âmbito da conservação, restauro e monitorização da biodiversidade em Portugal, e é financiado na sua totalidade pela Fundação Belmiro de Azevedo.

Financiamento

A FBA atribuirá um ou mais prémios cujo valor total será no máximo €300.000 (trezentos mil euros) e no mínimo €50.000,00 (cinquenta mil euros) relativo a um prémio.

Âmbito e Destinatários

  1. O Prémio Fundação Belmiro de Azevedo irá distinguir projetos que promovam a conservação, restauro e monitorização da biodiversidade desenvolvidos em território português por uma instituição nacional, num período máximo de três (3) anos e um mínimo de um (1) ano, que tenham início até dia 31 de dezembro de 2022.
    Podem candidatar-se:
    a) pessoas coletivas de direito privado sem fins lucrativos com sede em Portugal, incluindo sociedades científicas ou associações científicas sem fins lucrativos;
    b) instituições do ensino superior e seus institutos e unidades de I&D, públicos ou privados;
    c) pessoas singulares de reconhecido mérito com domicílio fiscal em Portugal associadas a instituições ou pessoas coletivas referidas nas alíneas anteriores.
  2. Cada proposta deve indicar um investigador responsável pela coordenação dos trabalhos da entidade, titular do grau de “Doutor” há pelo menos 5 anos.
  3. Um investigador não poderá integrar mais do que uma candidatura.

Despesas Elegíveis

Despesas com recursos humanos (encargos com bolsas e contratos a termo), missões, equipamentos científicos e técnicos, aquisição de bens e serviços, demonstração e promoção e divulgação dos resultados, com exceção de gastos gerais.

Período do Concurso

As candidaturas devem ser apresentadas de 1 a 30 de junho de 2022, até 23:55h (hora de Lisboa).

Apresentação de Candidaturas

As candidaturas devem ser apresentadas em língua portuguesa, através de formulário próprio disponível nas páginas da internet da FCT e da FBA, e enviadas para o email premio.fba@fct.pt. As propostas devem incluir a descrição do projeto, atividades previstas, objetivos, meios técnicos e recursos humanos e financeiros, e ainda orçamento e calendarização.

Avaliação e Seleção

  1. A avaliação das candidaturas é realizada por um Júri maioritariamente proposto pela FBA, bem como pela FCT, constituído por personalidades de reconhecido mérito no domínio das ciências relacionadas com a biodiversidade.
  2. O Júri é composto por 5 elementos ou mais, em número ímpar dependendo do número de candidaturas que vierem a existir.
  3. O processo de avaliação e seleção é baseado nos seguintes critérios:
    • Pertinência do tema e qualidade técnica da candidatura;
    • Plano de ação, metodologia e resultados esperados;
    • Experiência e solidez da entidade proponente;
    • Potencial impacto científico;
    • Viabilidade técnica e financeira;
    • Sustentabilidade da ação;
    • Parcerias;
    • Avaliação e monitorização.

Após conclusão do processo de avaliação e depois de seriados o(s) melhor(es) candidato(s) a concurso, o Júri transmite a sua proposta à Comissão Executiva da FBA, a quem compete a decisão final na atribuição do(s) prémios.

Divulgação dos Resultados

Os resultados serão publicitados em local visível e público da Instituição de Acolhimento, bem como na página da FCT na internet e da Fundação Belmiro de Azevedo e ainda através de correio eletrónico a todos os candidatos. A notificação será enviada para o endereço de email usado pelos candidatos na submissão da candidatura.

Informações

Pedidos de informação sobre este concurso podem ser obtidos através de:
premio.fba@fct.pt

Para mais informações consulte também o Regulamento.