Skip nav

Fundação Calouste Gulbenkian

Prémios apoiados pela FCT

Prémio Internacional Fernando Gil 2019 em Filosofia da Ciência

Em destaque

Edição 2019 - Candidaturas Abertas- envio de nomeações de 24 de setembro a 15 de janeiro de 2019

Vencedor da edição de 2017:
“Starry Reckoning: Reference and Analysis in Mathematics and Cosmology”
Por Emily Grosholz
Editora: Springer, 2015

Fernando Gil


A criação do Prémio Internacional Fernando Gil em Filosofia da Ciência foi anunciada pelo Governo português na ocasião do seu falecimento, para honrar a sua memória e trabalho (1937-2006). O Prémio foi lançado como uma iniciativa conjunta do Governo português, representado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG).

O Prémio Internacional Fernando Gil, inicialmente atribuído anualmente (2010 e 2011), passou a ser atribuído de dois em dois anos, em Lisboa. O prémio da edição de 2017 foi atribuído a Emily Grosholz, Professora de Filosofia, Estudos Afro-Americanos e Inglês, membro do Center for Fundamental Theory / Institute for Gravitation and the Cosmos na Pennsylvania State University.

O intuito do Prémio é distinguir um trabalho de qualidade excecional no domínio da Filosofia da Ciência, considerando quer problemas epistemológicos gerais quer problemas relativos a áreas científicas específicas. A ciência é aqui referida em sentido amplo incluindo matemática, ciência da computação, medicina, economia e ciências sociais, bem como as ciências naturais como física, química e biologia.

Só serão tomados em consideração trabalhos de autor único, de qualquer nacionalidade ou afiliação profissional, publicados durante os cinco anos anteriores (2014- 2018).

É solicitado ao autor premiado que profira uma palestra original pública que será publicada pela Fundação Calouste Gulbenkian e que conduza um programa especializado de seminários para estudantes e investigadores em Lisboa na ocasião da cerimónia de entrega do Prémio.
A importância a pagar ao laureado será de 75.000 € (setenta e cinco mil euros).

As nomeações para o Prémio Internacional Fernando Gil 2019 em Filosofia da Ciência devem ser enviadas para premio-filosofia@fernando-gil.org.pt.

O período para envio de nomeações inicia a 24 de setembro e termina a 15 de janeiro de 2019. Não serão aceites nomeações dos próprios candidatos.

As nomeações devem incluir os seguintes elementos:

  • O registo bibliográfico completo da obra nomeada;    
  • Uma revisão crítica da obra nomeada para o prémio dando ênfase aos elementos considerados mais relevantes para atribuição do prémio (500 palavras);
  • Um breve comentário sobre a biografia do autor (500 palavras);
  • O endereço de e-mail do autor nomeado.

Os autores serão contatados pela FCT no sentido de facultarem um exemplar em papel e em pdf da obra nomeada para efeitos de apreciação por parte do Júri.

Os elementos acima indicados são condição de aceitação das nomeações.

As obras nomeadas serão avaliadas pelo Júri durante o ano de 2019. A cerimónia de entrega do prémio ocorrerá em Março de 2020.

Para mais informação, incluindo a constituição do Júri, ver http://fernando-gil.org.pt