Skip nav

Fundação Calouste Gulbenkian

Prémios apoiados pela FCT

Prémio Internacional Fernando Gil 2017 em Filosofia da Ciência

Em destaque

Vencedor da edição de 2017:
“Starry Reckoning: Reference and Analysis in Mathematics and Cosmology”
Por Emily Grosholz
Editora: Springer, 2016

A cerimónia de entrega do prémio irá realizar-se no dia 9 de Abril de 2018

Fernando Gil


A criação do Prémio Internacional Fernando Gil em Filosofia da Ciência foi anunciada pelo Governo português na ocasião do seu falecimento, para honrar a sua memória e trabalho (1937-2006). O Prémio foi lançado como uma iniciativa conjunta do Governo português, representado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG).

O Prémio Internacional Fernando Gil, inicialmente atribuído anualmente (2010 e 2011), passou a ser atribuído de dois em dois anos, em Lisboa. O prémio da edição de 2017 foi atribuído a Emily Grosholz, Professora de Filosofia, Estudos Afro-Americanos e Inglês, membro do Center for Fundamental Theory / Institute for Gravitation and the Cosmos na Pennsylvania State University.

O intuito do Prémio é distinguir um trabalho de qualidade excecional no domínio da Filosofia da Ciência, considerando quer problemas epistemológicos gerais quer problemas relativos a áreas científicas específicas. A ciência é aqui referida em sentido amplo incluindo matemática, ciência da computação, medicina, economia e ciências sociais, bem como as ciências naturais como física, química e biologia.

Para mais informação consulte a página do Prémio Fernando Gil.