Skip nav

Medalhas de Honra L’Oréal

Supported Prizes

Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência 2020

Latest News

24.02.2021 - As vencedoras da 17.ª edição das Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência são Joana Carvalho da Fundação Champalimaud, Margarida Abrantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Inês Fragata do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Liliana Tomé da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. (ver notícia)
19.02.2021 - Cerimónia da 17ª edição das Medalhas de Honra para as Mulheres na Ciência, dia 24 de fevereiro de 2021, às 11 horas. A sessão incluirá o anúncio das vencedoras e a realização de uma mesa redonda sobre o tema "Dar resposta aos desafios atuais? Só através do conhecimento", com a participação de Alexandre Quintanilha, deputado e presidente do júri, Helena Pereira, Presidente da FCT e de Helena Canhão, Professora da NOVA Medical School e Presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia. Pode assistir à sessão online neste link.

No English translation available

Edital

Na sequência do Protocolo celebrado entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a L’Oréal Portugal e a Comissão Nacional da UNESCO em novembro de 2003, é aberto concurso para atribuição de quatro Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência.

Âmbito/Destinatárias

As Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência destinam-se à realização de estudos avançados de investigação científica, a nível de pós-doutoramento, em universidades ou outras instituições portuguesas de reconhecido mérito, no domínio das Ciências, Engenharias e Tecnologias para a Saúde ou para o Ambiente.

Na presente edição pretende-se incentivar a investigação na área das Alterações Climáticas sendo prioritariamente atribuída uma das quatro “Medalhas de Honra,” a uma proposta de investigação no âmbito do Impacto das Alterações Climáticas na Saúde, ou no Ambiente, que seja considerada relevante pelo Júri do concurso

Podem candidatar-se todas as doutoradas que tenham obtido o grau de doutoramento há menos de 5 anos até à data de abertura do concurso e que não completem, até ao final do ano em curso, mais de 35 anos.

Para efeitos do concurso, as candidatas que tenham filhos, podem solicitar a extensão (1 ano por cada filho) dos limites de idade e do período decorrido após conclusão do doutoramento anteriormente indicados. O pedido deve ser efetuado com a submissão da candidatura, e incluir os documentos de identificação (digitalizados) dos respetivos filhos.

Financiamento

O valor unitário das Medalhas de Honra é de 15 000 € (quinze mil euros), atribuído numa prestação única.

Apresentação de candidaturas

As candidaturas contendo propostas originais de investigação científica, devem ser apresentadas no período compreendido entre 15 de junho de 2020 e as 17 horas de 18 de setembro de 2020 através da submissão de dados, em língua portuguesa ou inglesa, no formulário electrónico de candidatura próprio disponível em http://www.fct.pt/apoios/premios/loreal/2020/formulario e incluir, em particular, os seguintes documentos:

  • Curriculum vitæ com lista detalhada de publicações científicas;
  • Carta de recomendação do orientador científico (digitalizado);
  • Bilhete de Identidade ou Cartão do Cidadão (digitalizado);
  • Certificado de doutoramento (digitalizado).

Avaliação

A avaliação será efetuada por um Júri constituído para o efeito, formado por cientistas de reconhecido mérito no domínio das áreas do concurso.

Informações

mulheres.ciencia@fct.pt

Ver também o Regulamento