FCT — Calls for Graduate Programs

Skip nav

PD-F

Programas de Doutoramento FCT

Concurso 2013

16.04.2014 - Na edição de 2013 do concurso Programas de Doutoramento FCT foram recebidas 212 candidaturas. A divisão por tipologia e domínio científico é a seguinte:

Programas de Doutoramento Nacionais e Internacionais: 199 candidaturas
Ciência Exatas e da Engenharia: 65  | Ciências da Vida e da Saúde: 26
Ciências Naturais e do Ambiente: 27 | Ciências Sociais e Humanidades: 81

Programas de Doutoramento em Ambiente Empresarial: 13 candidaturas
Ciência Exatas e da Engenharia: 6  | Ciências da Vida e da Saúde: 3
Ciências Naturais e do Ambiente: 4 | Ciências Sociais e Humanidades: 0

Objetivos e Enquadramento

Com o concurso para financiamento de Programas de Doutoramento FCT, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia pretende promover a formação científica pós-graduada de excelência e contribuir para a criação de colaborações estreitas entre instituições universitárias, unidades de I&D e empresas.

Na sequência do concurso 2012, no âmbito do qual foram recomendadas para financiamento 58 propostas, a FCT lança a segunda edição deste concurso.

O concurso prevê financiamento a programas de três tipos:

  • Programas de Doutoramento Nacionais - Envolvem a colaboração entre pelo menos uma universidade ou um instituto universitário português e uma unidade de I&D portuguesa registada na FCT.
  • Programas de Doutoramento Internacionais - Envolvem a colaboração entre pelo menos uma universidade ou um instituto universitário português, uma unidade de I&D portuguesa registada na FCT, e uma instituição de ensino superior ou uma unidade de I&D estrangeira.
  • Programas de Doutoramento em Ambiente Empresarial - Envolvem a colaboração entre pelo menos uma universidade ou um instituto universitário português, uma unidade de I&D portuguesa registada na FCT e uma empresa com atividade significativa de I&D;

Consulte o Aviso de Abertura dos Programas de Doutoramento Nacionais e Internacionais, e o Aviso de Abertura para Programas de Doutoramento em Ambiente Empresarial.

Financiamento

Os Programas de Doutoramento FCT prevêem o financiamento de Bolsas de Doutoramento, nacionais ou mistas, e Bolsas de Investigação Científica. Poderá ser ainda disponibilizado um apoio complementar, no montante máximo de cem mil euros para a duração total do Programa, para a realização de cursos avançados, rotações laboratoriais ou outros trabalhos de campo adequados aos objetivos científicos do Programa.

As bolsas a atribuir no âmbito do presente concurso são financiadas por verbas do Orçamento de Estado do Ministério da Educação e Ciência e, quando elegíveis, por verbas do Fundo Social Europeu através do Programa Operacional Potencial Humano do QREN Portugal 2007-2013.

Destinatários

Fazem parte da candidatura entidades Proponentes e Participantes.
Podem candidatar-se como entidades proponentes:

  1. Universidades ou institutos universitários portugueses, desde que participe uma unidade de I&D portuguesa registada na FCT;
  2. Unidades de I&D portuguesas registadas na FCT, desde que participe uma universidade ou um instituto universitário portugueses.

Podem candidatar-se como entidades participantes:

  1. Instituições universitárias e unidades de I&D, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras;
  2. Laboratórios do Estado, empresas e outras entidades públicas ou privadas dotadas de personalidade jurídica, que pretendam promover programas de formação avançada e investigação.

Mais informação sobre os requisitos de admissibilidade disponível no Regulamento e no Guião de Candidatura (em inglês).

Como concorrer

O concurso estará aberto entre o dia 9 de janeiro de 2014 e as 17.00h, hora de Lisboa, de 24 de março de 2014.

As candidaturas deverão ser apresentadas pelo Diretor do Programa, através do Portal de Ciência e Tecnologia (PCT).

O formulário de candidatura em branco (.pdf) disponibiliza uma visão geral das várias secções a preencher.

Para informações detalhadas sobre como concorrer e apresentar a sua proposta, consulte o Guião de Candidatura.

Avaliação

A avaliação é realizada por um painel de avaliação constituído por especialistas de mérito internacionalmente reconhecido, que avaliará a capacidade do Programa de Doutoramento proposto em garantir as melhores condições aos estudantes de doutoramento, segundo boas práticas internacionais. Na avaliação estão incluídos, entre outros, os seguintes aspetos:

  • Estrutura de governação eficaz e flexível, que deve incluir o Diretor do Programa e pelo menos um membro de cada uma das instituições participantes;
  • O mérito científico da(s) equipa(s) de investigação associada(s) ao programa;
  • Um programa de formação bem estruturado com abordagens de formação interdisciplinares e integradoras, evitando que se constituam como o prolongamento de programas de pré-graduação
  • Critérios de selecção de estudantes baseados apenas em mérito e qualidade;

A lista completa dos critérios de avaliação está disponível no Regulamento dos Programas de Doutoramento FCT. Para mais informações consultar também o Guião de Avaliação.

Contactos

Para informação adicional ou esclarecimentos acerca dos Programas de Doutoramento FCT: programas.doutoramento@fct.pt.

Nenhuma informação contida nesta página substitui ou se sobrepõe ao estipulado no Regulamento ou nos Avisos de Abertura (Programas de Doutoramento Nacionais e Internacionais; Programas de Doutoramento em Ambiente Empresarial).