Skip nav

Projetos de I&D

Em destaque

24.02.2017 – Foi publicado o Aviso de Abertura de Concurso (AAC) e o Referencial de Mérito (RM) para submissão de candidaturas ao Concurso de Projetos de IC&DT em Todos os Domínios Científicos - 2017.
Ao abrigo deste AAC, o prazo para a apresentação de candidaturas decorre entre o dia 24 de fevereiro de 2017 e o dia 17 de maio 2017 (19 horas).
O formulário de candidatura, bem como o guia de apoio ao preenchimento do formulário, serão disponibilizados até ao dia 13 de março de 2017.
Todas as candidaturas devem ser apresentadas em língua inglesa através de formulário eletrónico no Balcão 2020.

17.02.2017 - Carnegie Mellon Portugal 2017 - oncurso para Projetos de Investigação Exploratória

25.01.2017 - Programa UTAustin-Portugal 2017 - Concurso para Projetos de Investigação Exploratória

18.01.2017 - Programa MIT Portugal 2017 - Concurso para Projetos de Investigação Exploratória

Foto de Luísa Ferreira - MCTES
Luísa Ferreira / MCTES

Constitui prioridade da política de Ciência e Tecnologia o crescimento, reforço e consolidação do Sistema Científico e Tecnológico National (STCN), tornando-o mais competitivo no contexto nacional e internacional.

Neste âmbito, assume particular importância a promoção e o reforço de competências das instituições científicas e tecnológicas, através da participação das suas equipas de investigação em Projetos de Investigação científica e desenvolvimento tecnológico em diferentes domínios científicos.

A FCT dá regularmente a oportunidade aos investigadores de submeterem candidaturas a projetos de investigação. Tal processa-se tanto em concursos abertos a todas as áreas científicas de periocidade anual como através de concursos dirigidos a investigação orientada em certos domínios ou temas específicos, sendo a avaliação efetuada por painéis de avaliadores independentes, envolvendo peritos nacionais e estrangeiros de reconhecido mérito e idoneidade, constituídos para cada concurso, por área científica.

Os projetos de investigação abarcam todos os domínios científicos, desde as ciências da vida e da saúde às ciências sociais e humanas, passando pelas engenharias, ciências exatas, ciências naturais e do ambiente. As modalidades dos projetos de investigação a apoiar encontram-se especificadas nos Avisos de Abertura de cada um dos concursos.

Acompanhamento e gestão de projetos

A FCT disponibiliza aos Investigadores Responsáveis, como parte do sistema de informação e gestão FCTSIG, a chamada página de IR.