Skip nav

logotipo do CERN

R&D Projects

Call

Projetos de IC&DT no âmbito do acordo de cooperação entre Portugal e o European Laboratory for Particle Physics (CERN) - 2021

(English version available soon)

Visão Geral e Objetivos

Através deste concurso a FCT pretende apoiar projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico associados às colaborações científicas oficiais ou reconhecidas pelo CERN, bem como projetos de base tecnológica no domínio das ciências aplicadas, em colaboração com atividades apoiadas pelo mesmo Laboratório.

Serão privilegiados os projetos associados às grandes colaborações internacionais de longa duração ou à utilização de facilidades experimentais do CERN e as ações que potenciem a transferência de tecnologia gerada no CERN, ou que visem a prospeção e execução de projetos de investigação e desenvolvimento experimental, com participação empresarial, em colaboração com o CERN.

Financiamento

O concurso apoiará projetos pelo período máximo de 24 meses (prorrogável, no máximo, por mais 12 meses, em casos devidamente justificados).

Para este concurso está prevista uma dotação orçamental de 2,5 milhões de euros. Os projetos aprovados serão integralmente financiados por fundos nacionais através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O limite máximo de financiamento por projeto é de 240 mil euros.

Destinatários e Elegibilidade

Podem candidatar-se, individualmente ou em copromoção, equipas de investigação das seguintes entidades:

  • Entidades não empresariais do sistema de I&I, seus institutos e unidades de I&D, nomeadamente:
    1. Instituições do ensino superior, seus institutos e unidades de I&D;
    2. Laboratórios do Estado ou internacionais com sede em Portugal;
    3. Instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de I&D;
    4. Outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam ou participem em atividades de investigação científica.
  • Empresas de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, desde que inseridas em projetos de IC&DT liderados por entidades não empresariais do sistema de I&I.

Como concorrer

As candidaturas devem ser apresentadas à FCT, em língua inglesa, em formulário próprio e submetidas eletronicamente através do Portal de Concursos.

As candidaturas são compostas pelo formulário eletrónico e por um conjunto de anexos, dos quais são obrigatórios os seguintes:

  • Documento comprovativo do grau de doutor do Investigador Responsável;
  • Ficheiro de calendarização das tarefas do projeto.

A digitalização da Declaração de Compromisso de cada candidatura terá de ser submetida no Portal de Concursos de Projetos de I&D até ao dia 29 de outubro de 2021.

Mais informações no Guião para elaboração e submissão de propostas de projetos de IC&DT e no Regulamento de Acesso a Financiamento de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico.

Prazos e datas importantes

O período de apresentação de candidaturas decorre entre 15 de setembro e as 17 horas (hora de Lisboa) de 15 de outubro de 2021.

Avaliação

A avaliação será efetuada por um painel internacional de avaliadores independentes. Cada proposta será avaliada segundo os seguintes critérios:

  1. Mérito científico e caráter inovador do projeto numa ótica internacional;
  2. Mérito científico da equipa de investigação;
  3. Qualidade e exequibilidade do programa de trabalhos e dos indicadores de realização propostos, assim como a razoabilidade orçamental;
  4. Contributo para a acumulação de conhecimento e competências do Sistema Científico e Tecnológico Nacional na área enquadrada pelo Aviso para Apresentação de Candidaturas e potencial de valorização económica da tecnologia.

Contactos

Mais informações sobre o concurso: concursoprojetos@fct.pt.

Nenhuma informação contida nesta página substitui ou se sobrepõe ao estipulado no Regulamento e no Aviso de Abertura do Concurso.