Skip nav

Projetos de I&D

Concurso

Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico no Âmbito das Comemorações do V Centenário da Viagem de Circum-Navegação - 2019

Visão Geral e Objetivos

A viagem de circum-navegação comandada por Fernão de Magalhães, a partir de 1519, foi a primeira viagem completa em torno do globo cuja herança cultural e relevância no plano patrimonial se mantêm até hoje. As comemorações do seu V Centenário são objeto da Resolução de Conselho de Ministros nº 24/2017, e o seu programa, constante da Resolução de Conselho de Ministros nº 52/2018, inclui um programa de investigação e inovação nas áreas associadas à circum-navegação.

Tendo como referencial a viagem de circum-navegação e o seu enquadramento conceptual de descoberta da terra e dos oceanos, de interação com povos e culturas e do mundo natural e da riqueza biológica, pretende-se fazer a sua projeção para o futuro, desenvolvendo novos conhecimentos em diversas áreas temáticas numa perspetiva de multidisciplinaridade científica e contribuindo para agenda de I&D em “Interações Atlânticas” (http://www.atlanticinteractions.org/), incluindo:

  1. Observação e conhecimento da Terra: conhecer e monitorizar os oceanos, as massas terrestres, a atmosfera e o espaço próximo; desenvolver e aplicar tecnologias inovadoras, incluindo o desenvolvimento e uso de tecnologias espaciais, para medições sistemáticas; processamento e análise de dados, ciência dos dados e modelação e sistemas de previsão, integrando mudanças climáticas, energia, ciência dos oceanos e da terra, com ênfase nos sistemas que envolvam interações atlânticas.
  2. Clima e alterações climáticas: estudo integrado das interações atmosfera, oceano, terra e espaço, e seus efeitos no clima, meteorologia e respetivas dinâmicas; aquisição de dados, análise, processamento e divulgação de dados e desenvolvimento de modelos integrados, designadamente para as regiões atlânticas.
  3. Cidades sustentáveis, mobilidade e interações socioculturais: investigação sobre a ciência, o planeamento e a engenharia das cidades e das redes entre cidades, integrando utilização de energia, sistemas de transportes e mobilidade, redes de conectividade e qualidade de vida; multiculturalidade e dinâmicas demográficas, populacionais e socioculturais.
  4. Biodiversidade e recursos biológicos: investigação sobre a dinâmica dos recursos biológicos em relação com clima e poluição; ecossistemas e biodiversidade; sistemas para aquisição de dados, monitorização e modelação; aplicação de formas de ciência dos dados para a sustentabilidade de sistemas produtivos, incluindo pescas, agricultura e bioindústrias; sistemas inteligentes para a utilização e valorização de recursos naturais.

A FCT cria assim um Programa de I&D para a investigação nestas áreas temáticas, integrando o programa de comemorações do V Centenário da Viagem de Circum-Navegação.

Os projetos a integrar no referido Programa de I&D devem adotar uma perspetiva multidisciplinar e um contexto internacional, facilitando parcerias com peritos e instituições de reconhecido mérito internacional de modo a aprofundar a agenda de I&D em Interações Atlânticas (http://www.atlanticinteractions.org/).

O presente concurso pretende dar resposta a estas prioridades e enquadra-se na tipologia de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT) prevista no artigo 2.º do Regulamento de Projetos financiados por fundos exclusivamente nacionais da FCT.

Financiamento

Os projetos serão integralmente financiados por fundos nacionais através do orçamento da FCT. A dotação orçamental afeta ao presente concurso é de 2 milhões de euros, podendo a FCT reforçar a dotação orçamental se justificável.

O limite máximo de financiamento por projeto é de 300 mil euros. Os projetos terão uma duração máxima de 36 meses prorrogáveis, no máximo, por mais 12 meses, em casos devidamente justificados.

Destinatários e Elegibilidade

Podem candidatar-se, individualmente ou em copromoção, equipas de investigação das seguintes entidades:

  • Entidades não empresariais do sistema de I&I, nomeadamente:
    • Instituições do ensino superior, seus institutos e unidades de I&D;
    • Laboratórios do Estado ou internacionais com sede em Portugal;
    • Instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de I&D;
    • Outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam ou participem em atividades de investigação científica.
  • Empresas de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, desde que inseridas em projetos de IC&DT liderados por entidades não empresariais do sistema de I&I, no âmbito de uma colaboração efetiva.
  • O eventual envolvimento de instituições estrangeiras como parceiras no projeto não lhes confere a qualidade de beneficiário.

Contactos

Mais informações sobre o concurso: concursoprojetos@fct.pt.

Nenhuma informação contida nesta página substitui ou se sobrepõe ao estipulado no Regulamento e no Aviso para Apresentação de Candidaturas.