Skip nav

Projectos de I&D

Programa Carnegie Mellon Portugal – 2017
Concurso para Projetos de Investigação Exploratória

Aviso de Abertura (Consulte aqui)

DOCUMENTOS IMPORTANTES

DATAS IMPORTANTES:

  • Período de candidaturas: 17 fevereiro 2017 até 12 abril 2017, 17:00 (hora de Lisboa)

Visão Geral e Objetivos

Com o intuito de identificar áreas estratégicas emergentes a considerar no desenho de uma potencial terceira fase, encontra-se aberto no âmbito do Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal) o quarto concurso para financiamento de projetos da segunda fase, concurso este dirigido para projetos de investigação exploratória.

Estes projetos destinam-se a apoiar equipas de investigadores de instituições portuguesas, da Carnegie Mellon University (CMU) e de parceiros empresariais, a arrancar atividades com elevado potencial de impacto e relevância estratégica para o Programa. As propostas apresentadas deverão ter elevado potencial de impacto, e demonstrar capacidade de desenvolvimento futuro dos objetivos iniciais do projeto.

Os projetos deverão, preferencialmente, contribuir cientificamente para a iniciativa Atlantic International Research Center (AIR Center) e para o desenvolvimento dos seus objetivos, os quais se encontram descritos no documento “Towards a Science and Technology agenda for an integrative approach to the Atlantic: Climate Change and Energy Systems, Space and Ocean Sciences, through North-South cooperation”.

Para este concurso, o Programa pretende receber candidaturas nas seguintes áreas:

1. Investigação integrada baseada no contexto do AIR Center;
2. Engenharia e Ciência de Dados;
3. Ciência de Computadores;
4. Engenharia Eletrotécnica e de Computadores;
5. Matemática Aplicada;
6. Políticas e Gestão de Tecnologia.

Financiamento

Prevê-se que sejam apoiados 7 a 10 projetos de investigação exploratória, com um financiamento total disponível para as instituições de investigação portuguesas de € 700.000, e financiamento máximo para cada projeto de € 100.000. Aproximadamente $ 500.000 (doláres) estão disponíveis para financiar as atividades de investigação complementar em CMU. A participação das equipas da Carnegie Mellon University poderá ser financiada pelo ICTI em CMU. As propostas terão uma duração máxima de 12 meses.
Os projetos serão integralmente financiados por fundos nacionais através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Destinatários e Elegibilidade

Podem candidatar-se a financiamento equipas de investigação das seguintes entidades: instituições do ensino superior, seus institutos e unidades de I&D; laboratórios do Estado ou internacionais com sede em Portugal; instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de I&D; outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam ou participem em atividades de investigação científica.

As propostas apresentadas ao Aviso da Apresentação de Candidaturas (AAC) devem:

  • Assumir, de acordo com o estabelecido na alinha b) do nº1 do artigo 4 do Regulamento de Projetos da FCT, a modalidade de “projetos em copromoção”, realizados em consórcio, sendo obrigatória a participação de duas equipas de investigação de entidades beneficiárias distintas referidas no ponto 2 do AAC, sendo que uma delas deverá pertencer à categoria de instituições do ensino superior, seus institutos e unidades de I&D.;
  • Ter uma equipa de investigação de CMU.

Como concorrer

As candidaturas devem ser apresentadas à FCT em formulário próprio e submetidas eletronicamente através do Portal de Concursos. O período de apresentação de candidaturas decorre entre 17 de fevereiro e as 17 horas, (hora de Lisboa), do dia 12 de abril de 2017.

Antes da submissão de candidatura, recomenda-se a leitura dos seguintes documentos: Aviso de Abertura, as Guidelines for Exploratory Research Projects Proposals Writing, Terms of Reference for the Exploratory Research Projects Call for Proposals 2017 e o Regulamento de Projetos FCT.

Avaliação

A metodologia de seleção e hierarquização dos projetos de investigação encontra-se descrita nos seguintes documentos: CMU Portugal 2017 Call for Proposals – Guide for Peer Reviewers, e Terms of Reference for the Exploratory Research Projects Call for Proposals 2017.

A avaliação será efetuada por um painel internacional de avaliadores independentes. O mérito de cada proposta será avaliado segundo os seguintes critérios:

A. Mérito científico e natureza inovadora do projeto, preferencialmente no âmbito das prioridades abordadas pela iniciativa Atlantic International Research Center (AIR Center);
B. Mérito científico da equipa de investigação;
C. Exequibilidade do programa de trabalhos e razoabilidade orçamental;
D. Contribuição para a acumulação de conhecimento e competências do Sistema Científico e Tecnológico Nacional;
E. Potencial da valorização económica da tecnologia.

Contactos

Informações sobre questões científicas da candidatura podem ser solicitadas ao Programa Carnegie Mellon Portugal através do endereço de correio eletrónico: research@cmuportugal.org

Informações sobre o conteúdo do formulário de candidatura podem ser solicitadas através do endereço de correio eletrónico: projetosCMU@fct.pt

Nenhuma informação contida nesta página substitui ou se sobrepõe ao estipulado no Regulamento de Projetos FCT e no Aviso de Abertura do Concurso.