Skip nav

R&D Projects

Concurso

Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico para a promoção de atividades de I&D de âmbito interdisciplinar e pluridisciplinar a realizar na região do Vale do Côa, classificada pela UNESCO como património da Humanidade- 2019

(English version available soon)

Visão Geral e Objetivos

Tendo como referencial a promoção de atividades de I&D de âmbito interdisciplinar e pluridisciplinar a realizar na região de Vale do Côa, classificada pela UNESCO como património da Humanidade, e o seu enquadramento conceptual de descoberta da origem da vida, de interação com povos e culturas, do mundo natural e da riqueza biológica, pretende-se fazer a sua projeção para o futuro, desenvolvendo novos conhecimentos em diversas áreas temáticas, numa perspetiva de multidisciplinariedade científica, cultural e artística e contribuindo para uma nova agenda de I&D de âmbito internacional sobre o património do Vale do Côa, incluindo:

  1. Observação e conhecimento da Terra;
  2. Clima e alterações climáticas;
  3. Origem da vida e dinâmicas de interação socio-culturais ao longo do tempo;
  4. Biodiversidade e recursos biológicos, patrimónios naturais e culturais e desenvolvimento regional sustentável.

Neste sentido, determina-se a criação de um Programa de I&D para a investigação nestas áreas temáticas, integrando a valorização científica do património do Vale do Côa e atraindo grupos de investigação de excelência internacional para trabalhar em estreita cooperação com equipas de instituições portuguesas.

Os projetos a integrar no referido Programa de I&D devem adotar uma perspetiva multidisciplinar e contexto internacional, facilitando parcerias com peritos e instituições de reconhecido mérito de modo a aprofundar uma agenda de I&D sobre o património do Vale do Côa e a sua projeção para o futuro.

Financiamento

O concurso apoiará projetos pelo período máximo de 36 meses (prorrogável, no máximo, por mais 12 meses, em casos devidamente justificados).

Para este concurso está prevista uma dotação orçamental de 2 milhões de euros. Os projetos aprovados serão integralmente financiados por fundos nacionais através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Destinatários e Elegibilidade

Podem candidatar-se, individualmente ou em copromoção, equipas de investigação das seguintes entidades:

  • Entidades não empresariais do sistema de I&I, nomeadamente:
    1. a) Instituições do ensino superior, seus institutos e unidades de I&D;
    2. b) Laboratórios do Estado ou internacionais com sede em Portugal;
    3. c) Instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de I&D;
    4. d) Outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam ou participem em atividades de investigação científica.
  • Empresas de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, desde que inseridas em projetos de IC&DT liderados por entidades não empresariais do sistema de I&I, no âmbito de uma colaboração efetiva.

O limite máximo de financiamento por projeto é de 300 mil euros.

Como concorrer

As candidaturas devem ser apresentadas à FCT, em língua inglesa, em formulário próprio e submetidas eletronicamente através do Portal de Concursos.

As candidaturas são compostas pelo formulário eletrónico e por um conjunto de anexos, dos quais são obrigatórios os seguintes:

  • Acordo escrito entre o/a Investigador/a Responsável e a Instituição Proponente (quando aplicável) de acordo com o Ponto 7.2 do Aviso para Apresentação de Candidaturas;
  • Ficheiro de calendarização das tarefas do projeto;
  • Declaração relativa ao enquadramento da regulamentação de auxílios de Estado – entidades não empresariais do sistema I&I.

A digitalização da Declaração de Compromisso de cada candidatura terá de ser submetida no Portal de Concursos de Projetos de I&D até ao dia 11 de setembro de 2019.

Mais informações no "Guião para elaboração e submissão de propostas de projetos de IC&DT" (a disponibilizar em breve) e no Regulamento de Acesso a Financiamento de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico.

Prazos e datas importantes

O período de apresentação de candidaturas decorre entre 17 de junho de 2019 e as 17 horas (hora de Lisboa) de 31 de julho de 2019.

Avaliação

A avaliação será efetuada por painéis internacionais de avaliadores independentes. Cada proposta será avaliada segundo os critérios:

  1. Mérito científico e carácter inovador do projeto numa ótica internacional nas áreas científicas e com os objetivos enunciados no Aviso para Apresentação de Candidaturas (AAC);
  2. Mérito científico da equipa de investigação;
  3. Exequibilidade do programa de trabalhos e razoabilidade orçamental e contributo para a acumulação de conhecimento e competências do Sistema Científico e Tecnológico Nacional nas áreas enquadradas pelo AAC;
  4. Mérito das colaborações internacionais e da demonstração da sua efetiva participação no programa de trabalhos.

Contactos

Mais informações sobre o concurso: concursoprojetos@fct.pt.

Nenhuma informação contida nesta página substitui ou se sobrepõe ao estipulado no Regulamento e no Aviso de Abertura do Concurso.