Skip nav

Projectos de I&D

Concurso para Projetos Exploratórios no âmbito do Programa University of Texas at Austin Portugal - 2019

Em Destaque

16.12.2019 - Considerado o calendário específico do parceiro norte-americano, o University of Texas at Austin (UT Austin), informamos que o prazo para a submissão de candidaturas foi alterado para as 17h00 (hora de Lisboa) do dia 8 de janeiro de 2020.
A digitalização da Declaração de Compromisso de cada candidatura deverá ser submetida no Portal de Concursos de Projetos de I&D até ao dia 22 de janeiro de 2020.

Aviso de Abertura (Consulte aqui)

Visão Geral e Objetivos

Os projetos de Investigação Exploratória (Exploratory Research Projects, ERP) destinam-se a apoiar projetos de investigação exploratória mobilizando equipas de investigadores de entidades não-empresariais do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) e da Universidade do Texas em Austin (UT Austin), e ainda parceiros empresariais, para atividades de investigação de elevado impacto e relevância estratégica no contexto do Programa UT Austin Portugal.

Os projetos a apoiar deverão ser capazes de estimular a capacidade de inovação em Ciência e Tecnologia em Portugal e promover a competitividade internacional do país nas áreas científicas endereçadas pelo presente concurso, privilegiando oportunidades associadas à economia de dados enquanto motor de crescimento e mudança.

As propostas a concurso deverão configurar projetos científicos disruptivos, de alto risco, mas com um elevado potencial de impacto, e apresentar um compromisso e uma estratégia para o posterior desenvolvimento e valorização dos resultados científicos obtidos. Ainda que não seja expectável que projetos de investigação exploratória, pela natureza das atividades que acomodam, conduzam a resultados científicos próximos do mercado, as propostas apresentadas devem ser claras quanto aos resultados que as equipas de I&D se propõem atingir no final da execução dos projetos e relacionar tais resultados com objetivos de desenvolvimento a longo prazo. Assim, para além de preverem a produção científica, as propostas deverão evidenciar o potencial impacto do trabalho de investigação a realizar.

As áreas de investigação que são contempladas neste Concurso são:

  • Computação Avançada;
  • Física Médica para Terapias Emergentes contra o Cancro;
  • Nanomateriais para Novos Mercados;
  • Interações Espaço - Terra.

No documento 2019 Terms of Reference for the ERPs under the UT Austin PT Program poderão ser consultados, com maior detalhe, os desafios e os subtópicos associados a cada uma das áreas científicas abrangidas pelo presente Concurso.

Adicionalmente, as propostas relacionadas com a área científica de Computação Avançada, deverão, sempre que possível, demonstrar as sinergias com o Minho Advanced Computing Center (MACC).

Todas as propostas terão de cumprir integralmente as indicações contidas no documento 2019 Terms of Reference for the ERPs under the UT Austin PT Program.

Financiamento

O concurso apoiará projetos pelo período máximo de 12 meses (prorrogável, no máximo, por mais 3 meses, em casos devidamente justificados).

Para este concurso está prevista uma dotação orçamental de 400 mil euros. Os projetos aprovados serão integralmente financiados por fundos nacionais através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Destinatários e Elegibilidade

Apenas podem candidatar-se a financiamento equipas de investigação das seguintes entidades portuguesas:

  • Entidades não empresariais do sistema de I&I, nomeadamente:
    • a. Instituições do ensino superior, seus institutos e unidades de I&D;
    • b. Laboratórios do Estado ou internacionais com sede em Portugal;
    • c. Instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de I&D;
    • d. Outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam ou participem em atividades de investigação científica.

O limite máximo de financiamento para os parceiros de instituições portuguesas de cada projeto é de 50.000,00 euros.

Como concorrer

As candidaturas devem ser apresentadas à FCT, em língua inglesa, em formulário próprio e submetidas eletronicamente através do Portal de Concursos.

As candidaturas são compostas pelo formulário eletrónico e por um conjunto de anexos, dos quais são obrigatórios os seguintes:

  • “Technical Annex” (de acordo com a secção 2.6 do 2019 Terms of Reference for the Exploratory Research Projects under the UT Austin Portugal Program);
  • Documento comprovativo do grau de doutor do Investigador Responsável do parceiro português;
  • Acordo escrito entre o/a Investigador/a Responsável e a Instituição Proponente (quando aplicável) de acordo com o Ponto 7.1 do Aviso para Apresentação de Candidaturas;
  • Declaração do IR de UT Austin confirmando que será o IR do lado de UT Austin e que tem uma posição de docente no UT Austin;
  • Declaração relativa ao enquadramento da regulamentação de auxílios de Estado – entidades não empresariais do sistema I&I;
  • Ficheiro com a calendarização das tarefas do projeto.

A digitalização da Declaração de Compromisso de cada candidatura terá de ser submetida no Portal de Concursos de Projetos de I&D até ao dia 22 de janeiro de 2020.

Mais informações no Guião para elaboração e submissão de propostas de projetos de IC&DT e no Regulamento de Acesso a Financiamento de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico.

Prazos e datas importantes

O período de apresentação de candidaturas decorre entre 6 de novembro de 2019 e as 17 horas (hora de Lisboa) de 8 de janeiro de 2020.

Avaliação

A avaliação será efetuada por painéis internacionais de avaliadores independentes. Cada proposta será avaliada segundo os seguintes critérios:

  1. Mérito científico e natureza inovadora do projeto de uma perspetiva internacional, e alinhamento com o s objetivos do Programa UT Austin Portugal;
  2. Mérito científico da equipa de investigação;
  3. Exequibilidade do programa de trabalhos e razoabilidade dos recursos e do orçamento;
  4. Potencial impacto social e económico do trabalho de investigação.

Contactos

Mais informações sobre o concurso: concursoprojetos@fct.pt

Nenhuma informação contida nesta página substitui ou se sobrepõe ao estipulado no Regulamento e no Aviso de Abertura do Concurso.