FCT

R&D Institutions

Resultado da avaliação 2007 na área de Ciências da Comunicação

Unidade de I&D

Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (CETAC.MEDIA) [COMS-Norte-Porto-641] visitada em 08/05/2008

Classificação: Fair

Comentários do painel de avaliação
Sobre a unidade
The Unit had grown from relatively small beginnings in 2002 when its focus had been on journalism and communications. The Unit now has a strong information science orientation which usefully informed much of its work. A new joint doctoral programme with Aveiro seemed to offer considerable promise, as did a link with UNL in the USA. The range of doctoral theses being prepared was a little daunting, from health information in the context of hospital librarianship to complexity in architecture communication.

A monthly seminar for doctoral students was plainly valued by its participants. In all 24 doctoral theses had been produced and 15 other theses. In group 1970 (Communication and information in new technologically mediated contexts) several English language publications had been produced and some useful work on applied fields such as telenetworks and interactive television for patients. The proposed cyber-journalism observatory for group 2361 was not a project we were able to learn a lot about.
Sobre os grupos de investigação
Communication and information in new technologically mediated contexts [RG-COMS-Centro-Aveiro-641-1970]
Culture, communication and journalism [RG-COMS-Norte-Porto-641-2361]
Medialab [RG-X-COMS-Norte-Porto-641-2359]

Comentários da unidade

Dada a natureza muito superficial e, em diversos aspectos, incorrecta, dos comentários tornados públicos pelo painel de avaliação, a direcção da unidade lamenta que não seja apresentada a justificação detalhada do resultado da avaliação e manifesta, desde já, a intenção de solicitar a revisão da avaliação. Assim:

a) é incorrecta a afirmação de que “The Unit now has a strong information science orientation”; a unidade tem um grupo de investigadores nesta área, mas que está longe de ser predominante quer em número de investigadores quer em produção científica, pelo que é incorrecto produzir a afirmação citada;
b) é incorrecta a informação de que esteja em curso uma tese de doutoramento sob o tema “complexity in architecture communication”;
c) é incorrecta a afirmação de que “In all 24 doctoral theses had been produced and 15 other theses”; como o relatório apresentado indica, no período em avaliação foram produzidas 10 teses de doutoramento e 14 teses de mestrado;
d) é incorrecta a afirmação de que está em curso trabalho “on applied fields such as telenetworks and interactive television for patients”; desconhecemos, em absoluto, a existência de trabalhos de investigação na área de “telenetworks” (Telecomunicações?) e muito menos na área de televisão interactiva para doentes (?!).

Partindo do princípio de que não houve lapso na reprodução dos comentários produzidos pelo painel, a natureza grosseira das incorrecções identificadas consubstancia um evidente vício de forma com repercussões lesivas para a unidade, decorrentes da atribuição da classificação FAIR que nos parece, sinceramente, ser injusta e injustificada

Lamentamos que o painel não tenha produzido qualquer comentário sobre as linhas de investigação da unidade, o que, para além de reforçar a incerteza sobre a exactidão na avaliação do trabalho e dos resultados da unidade, impede a recolha de contributos construtivos para o esforço de melhoria que a unidade pretende realizar.

Finalmente, reiteramos a desilusão resultante da dificuldade do painel de avaliação reconhecer e premiar a natureza transdisciplinar da unidade, que cobre diferentes vertentes das áreas científicas de ciências e tecnologias da comunicação e de ciência da informação, pelo que uma avaliação efectuada pelo painel de avaliação da área das ciências da comunicação será sempre incompleta e parcial.