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Resultado da avaliação 2007 na área de Ciências e Politicas da Educação

Unidade de I&D

Centro de Investigação em Educação [EDU-LVT-Lisboa-188] visitada em 06/12/2007

Classificação: Very Good

Reapreciação

Na sequência da publicação em Dezembro de 2008 da classificação que lhe foi atribuída pela FCT sob recomendação do painel de avaliação, esta unidade apresentou reclamação e solicitou à FCT uma nova avaliação. Embora não estivessem reunidas as condições necessárias, expressas no ponto 4 do art. 9º do Regulamento do Financiamento Plurianual, a FCT decidiu promover nova avaliação por um painel distinto, uma vez que das 15 unidades da área científica de Ciências e Políticas da Educação para além desta unidade outras 11 apresentaram igualmente reclamação e solicitaram nova avaliação. A classificação acima, que já foi superiormente homologada, é a que resultou desta nova avaliação, em que das 12 unidades envolvidas 2 viram a sua classificação subir de Muito Bom para Excelente, 1 viu a sua classificação subir de Bom para Muito Bom, e 2 viram a sua classificação subir de Regular para Bom.

Os comentários do painel original e os respectivos comentários da unidade são apresentados a seguir a esta secção relativa à reapreciação.

Comentários do Painel de reapreciação
All of the groups in this Unit appear consistently strong with good international links. In terms of training productivity the Unit is perhaps the best in Portugal. Even in what is probably the ‘weakest’ group, 1026, there is reference to ‘significant international links and recognition’; this could therefore be described as good solid research at international level. However, despite the fact that the Unit is consistently very good, in our judgment, none of the groups was world leading. We would therefore recommend a grade of ‘very good’ rather than ‘excellent’.
Comentários do painel de avaliação
Sobre a unidade
The Unit consists of five research groups. The average size of the research groups is 14,6 researchers per group. This average makes the groups comparatively large. On the whole the Unit has a good performance in the critical criterion of their publication record in peer-reviewed international research journals. Only research group 188-1026 causes concern. Also all research groups perform strongly in terms of the relevance and feasibility of their research projects. Especially strong was research group 188-1030.
Similarly the training of new researchers seems to produce sound results in terms of the rate of PhD completion.
Summarising, the Unit has a good performance as a whole. It is worth noting that there exists little variation in terms of:
a. ratings of each group concerning the four criteria established by FCT and
b. between the groups in terms of the average rating.
In other words, the Unit consists of groups with good and uniform performance with the exception of group 188-1026 concerning its productivity of papers in peer-reviewed international research journals, which is below the base line.
The panel recommends that:
1. Peer-reviewed international research journals (not only in Portuguese language) should continue to be the focus for publications. Research group 188-1026 should improve its record.
2. Research students should be provided with special training to quantitative methods and they must be given incentives to apply these methods into the funded at national level research projects.
3. The resources (human and material) allocated to the PhD students should be restructured so as to increase the rate of PhDs completion, especially in the cases of the research groups 188-1030 and 188-2262 which have a relatively weak record as far as this criterion is concerned.
Sobre os grupos de investigação
ATMS - Aprendizagem - Tecnologia, Matemática, Sociedade / Learning - Technology, Mathematics and Society [RG-EDU-LVT-Lisboa-188-2262]
The record of this group concerning publication in international journals is rather weak. However, they are strong in organizing seminars and/or conferences. In reference to teaching, the rate of Master completion is satisfactory in contrast with the rate of Ph.D. completion, which is low. Finally, the group is active in research projects. It should be stressed however that these research activities should produce international publications.
DIFMAT - Didáctica e Formação de Professores de Matemática / Mathematics Education and Teacher Education [RG-EDU-LVT-Lisboa-188-1026]
The report of this Centre indicates a well focused research programme with significant international links and recognition.
EDF - Educação, Desenvolvimento e Formação / Education, Development and Training [RG-EDU-LVT-Lisboa-188-2398]
The report indicates an impressive range of research activities and international links.
ESSA - Sociological Studies of the Classroom [RG-EDU-LVT-Lisboa-188-1030]
The performance of this group is very good. In addition to a very good record of international publication - as a matter of fact one of the best in University of Lisbon (in the area of Education) - their work is highly relevant to both curriculla and textbooks developers. An additional positive element is the relevance of their work to classroom work. The group has good international ties. The rate of Ph.Ds. completion is a relative weak side of their performance.
SERG - Science Education Research Group [RG-EDU-LVT-Lisboa-188-1029]
There is evidence of significant international publications arising from the research

Comentários da unidade

O CIE não se reconhece na avaliação comunicada, pelas seguintes razões:

1. A nossa produção científica – registada em numerosos artigos em revistas arbitradas, internacionais e nacionais, handbooks e outros livros de qualidade reconhecida e doutoramentos realizados – não se encontra devidamente assinalada. Ao contrário do que o relatório sugere, uma parte significativa desta produção científica está em língua inglesa.

2. A internacionalização das actividades científicas – que se manifesta em projectos, cursos ministrados e intercâmbios com instituições de outros países, sessões plenárias em conferências internacionais, etc., – não foi correctamente observada.

3. A organização e ambiente de trabalho do Centro, que envolvem estruturas de apoio aos investigadores residentes e visitantes (muitos deles estrangeiros) e uma forte aposta no enquadramento de alunos de doutoramento e mestrado – não foram devidamente apreciadas.

4. As acções de promoção da cultura científica em diversas línguas, incluindo publicações em periódicos científicos reconhecidos internacionalmente, bem como as acções visando promover a compreensão da ciência por um público alargado de professores e alunos de diferentes níveis, não foram efectivamente ponderadas.

5. O impacto do trabalho do Centro no sistema educativo – incluindo programas escolares, avaliação de manuais, práticas profissionais de professores e programas de formação de professores – não foi devidamente registado no relatório de avaliação.

Em todos estes aspectos, que constituem o essencial dos parâmetros de avaliação (Art.º 7.º do Regulamento), o Centro tem um forte desempenho. O relatório sugere um desempenho mediano. Consideramos, por isso, que os parâmetros de avaliação do concurso não foram devidamente tidos em conta.

Surpreende, ainda, a fraca qualidade técnica do relatório, com numerosas afirmações vagas e incongruentes. Sendo a Didáctica das Ciências e da Matemática, o Desenvolvimento Curricular e a Formação de Professores o cerne da actividade científica dos cinco grupos que compõem o Centro, lamentamos que nenhum dos avaliadores desenvolva actividade científica nestas áreas.

Deste modo, manifestamos o nosso total desacordo com os resultados da avaliação e solicitaremos a revisão integral do processo.