Skip nav

  • Atualizado em 29/12/2021

Instituições de I&D

Atualização permanente de equipas de investigação de unidades de I&D 2021

Acesso à plataforma

  • Link: Unidades FCT
  • Autenticação: CIÊNCIA ID do utilizador

Questões Frequentes

Contacto

A FCT dispõe de uma plataforma para a atualização permanente das equipa de investigação das unidades de I&D para apoio à gestão e acompanhamento dos financiamentos atribuídos desde 2020, através do Programa Plurianual de Financiamento de Unidades de I&D.

As unidades de I&D devem completar a informação dos elementos das suas equipas de investigação e fornecer à FCT, através desta plataforma, os documentos (aviso de abertura e contrato) referentes à contratação de elementos financiados por intermédio do financiamento base e/ou programático. A validação posterior dos documentos, efetuada pela FCT na plataforma, não significa que as respetivas despesas sejam elegíveis, uma vez que essa análise é efetuada no âmbito dos pedidos de pagamento apresentados no Portal de Ciência e Tecnologia (PCT).

Esta plataforma está associada ao Observatório do Emprego Científico e Docente (OECD), criado pelo Decreto-Lei n.º 156/2019, da responsabilidade da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e da Ciência (DGEEC).

Informações úteis para acesso/gestão da plataforma:

  • Acesso para utilizadores e elementos registados nas equipas: Unidades FCT
  • Os utilizadores são indicados pelas instituições de gestão principal das unidades de I&D e a delegação de acessos efetuada no Portal de Ciência e Tecnologia;
  • Apenas é possível o registo de elementos que possuam o identificador Ciência ID;
  • Os elementos doutorados registados pelas unidades de I&D são notificados automaticamente e devem confirmar a sua participação na plataforma;
  • A equipa deverá estar completa em 31 de janeiro de cada ano, para que conste nos relatórios de progresso dos financiamentos da unidade de I&D e para fins estatísticos.
  • Consulte as Questões Frequentes (FAQs)
  • Outras dúvidas e questões devem ser encaminhadas para: atualize.equipas@fct.pt

Atualização das equipas das Unidades de I&D 2019

Orientações

A atualização das equipas das unidades de I&D financiadas pela FCT tem como objetivo a recolha de informação necessária à gestão dos financiamentos atribuídos, bem como contribuir para a partilha de dados dos investigadores com a Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência. Pretende-se que os Coordenadores das unidades de I&D confirmem os elementos que constituem as respetivas equipas, à data de 31 de dezembro de 2018.

Nota Importante:
Este exercício não está relacionado com o processo de avaliação das unidades de I&D que se encontra a decorrer.

Atualização de equipas anteriores

2018

A atualização das equipas das unidades de I&D financiadas pela FCT teve como objetivo a recolha de informação necessária à gestão dos financiamentos atribuídos, bem como a contribuição para a partilha de dados dos investigadores com a Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência.

Pretendia-se que os coordenadores das unidades de I&D confirmassem os elementos que constituíam as respetivas equipas, à data de 31 de dezembro de 2017.

Guia para o registo da Equipa – 2018

Dúvidas sobre este processo podem ser reencaminhadas para o Departamento de Apoio às Instituições, utilizando o e-mail atualize.equipas@fct.pt

2017

A atualização das equipas das unidades de I&D financiadas pela FCT teve como objetivo a recolha de informação necessária à gestão dos financiamentos atribuídos, bem como a contribuição para a partilha de dados dos investigadores com a Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência.

Pretendia-se que os coordenadores das unidades de I&D confirmassem os elementos que constituíam as respetivas equipas, à data de 31 de dezembro de 2016.

Guia para o registo da Equipa – 2017

Dúvidas sobre este processo podem ser reencaminhadas para o Departamento de Apoio às Instituições, utilizando o e-mail atualize.equipas@fct.pt

2015

A atualização de equipas de 2015 envolveu a elaboração de uma lista única por cada unidade de I&D, contemplando: investigadores doutorados; investigadores não doutorados e elementos de apoio técnico/administrativo.

A data de referência para a descrição da equipa foi 2 de novembro de 2015.

O processo de atualização de equipas decorreu até 29 janeiro 2016 (17h, hora de Lisboa).

Efetuou-se através do portal FCT-SIG pelo Coordenador, após consulta do guião de apoio ao processo.

Dúvidas sobre este processo podem ser dirigidas ao Departamento de Apoio às Instituições da FCT, por e-mail.