Skip nav

Instituições de I&D

Laboratórios Associados

Em Destaque

07.07.2020 - Foi publicado o aviso de abertura de candidaturas para Atribuição do Estatuto e Atribuição de Financiamento a Laboratórios Associados. Pode consultá-lo aqui.

12.11.2019 - Foi publicado em Diário da República o Regulamento dos Laboratórios Associados (Regulamento n.º 872/2019). Pode consultá-lo aqui.

14.10.2019 - Foi homologado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior o Regulamento de Atribuição do Estatuto e Atribuição de Financiamento a Laboratórios Associados. Pode consultá-lo aqui.

21.06.2019 - O projeto de Regulamentação de Atribuição do Estatuto e Atribuição de Financiamento a Laboratórios Associados em consulta pública (aqui) até ao dia 02 de agosto de 2019.

Um Laboratório Associado é uma instituição de I&D ou um consórcio entre instituições de I&D que se estabelece para a prossecução de determinados objetivos de política científica e tecnológica nacional. Neste contexto, e no âmbito da estratégia de diversificação e densificação das instituições de I&D, os Laboratórios Associados devem ter como objetivo principal reunir a massa crítica necessária na prossecução de objetivos específicos de política científica e tecnológica nacional. Devem aprofundar o desenvolvimento e promoção de carreiras científicas ou técnicas próprias, providas mediante contrato de trabalho por tempo indeterminado ou contrato de trabalho sem termo, consoante o regime jurídico aplicável.

O projeto de Regulamento de Atribuição do Estatuto e Atribuição de Financiamento a Laboratórios Associados tem como objetivo clarificar as regras para o reconhecimento ou atribuição do estatuto de Laboratório Associado às entidades que a ele se candidatem, garantindo deste modo a transparência e o rigor do processo, bem como o tratamento equitativo das partes interessadas.

No âmbito do regime jurídico das instituições de investigação e desenvolvimento (I&D), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 63/2019, de 16 de maio de 2019, a FCT é responsável por conduzir o processo de avaliação de propostas para a criação e a renovação de Laboratórios Associados, assim como pelo seu acompanhamento.

Avaliações Anteriores e Resultados

O estatuto de Laboratório Associado teve início em 1999 e é atribuído por períodos máximos de 10 anos às entidades requerentes que, de forma estável, competente e eficaz, demonstrem capacidade para cooperar na prossecução dos objetivos de política científica e tecnológica definidos pelo Governo, tomando-se em conta os resultados das avaliações periódicas conduzidas pela FCT a que estão sujeitas e de outras expressamente realizadas para o efeito.

Terminado o prazo pelo qual o estatuto é atribuído, proceder-se-á à avaliação dos resultados obtidos. Mediante avaliação positiva, a atribuição do estatuto de laboratório associado poderá ser renovada por períodos sucessivos.

A última avaliação aos Laboratórios Associados decorreu em 2008, da qual resultaram 26 Laboratórios Associados.