Skip nav

Instituições de I&D

Financiamento 2011 incluindo Projectos Estratégicos
Notas sobre o sistema de submissão de dados da FCT

Prazos

Todos os pedidos de alteração de grupos/linhas ou instituições de Projectos Estratégicos devem ser enviados à FCT até ao dia 21 de Abril de 2011, sem o que não poderão ser considerados.

Faz-se notar que todos os prazos de submissão foram estendidos até 29 de Abril às 17h mas que as submissões antes daquela data podem permitir à FCT um processamento mais rápido.

Edital de Projectos Estratégicos

http://www.fct.pt/apoios/projectos/concursos/estrategicos/2011/

Regulamento de Projectos Estratégicos

http://www.fct.pt/apoios/projectos/regulamento2010a.phtml.pt

Guião de Submissão

http://www.fct.pt/apoios/projectos/concursos/estrategicos/2011/docs/guiaoprojectosestrategicos.pdf

Candidaturas e submissão de dados

Designação do Investigador Responsável

A indicação do Investigador Responsável pela candidatura ou responsável submissão de dados faz-se no Portal de Ciência e Tecnologia. Para tal o IR designado fornece, a um dos elementos do grupo de administradores do portal para a sua instituição, a sua Chave de Associação da FCT. O administrador introduz essa Chave de Associação na secção respectiva do PCT. Uma descrição mais detalhada encontra-se no Guião de Submissão.

De notar que a instituição que está em causa é a instituição científica. Existem instituições com uma dualidade de identificação (científica vs. gestão) no PCT o que poderá causar alguma confusão.

Se não conhece o sistema de candidaturas a projectos da FCT

Leia o Guião de Submissão de Candidaturas de Projectos Estratégicos.

Se conhece o sistema de candidaturas a projectos da FCT

Os formulários adaptados a projectos estratégicos e submissão de dados de financiamento de instituições de I&D são uma versão simplificada e ligeiramente alterada dos formulários de concursos de projectos da FCT. Para quem conheça estes últimos esta página dá uma introdução rápida às diferenças existentes. Se não os conhece o melhor é consultar o Guião de Submissão.

O acesso realiza-se de igual forma em

https://concursos.fct.pt/projectos

Depois do investigador que foi designado pela Unidade ou LA ter introduzido as suas credenciais deverá encontrar na lista de projectos o projecto identificado pelo nome da sua instituição. Ao contrário dos concursos de projectos a candidatura já foi criada e preenchida com um certo conjunto de dados que deverá completar.

Resumo

Ao escolher o projecto o habitual resumo aparecerá com um grande número de dados já preenchido. Alguns, como o financiamento solicitado, ainda irão ser mudados por si.

Accionando o botão azul no pé de página passa-se ao quadro de identificação do projecto que também tem o aspecto habitual só que mais preenchido. Itens a completar incluem palavras chave e área científica secundária. Para tal prima o botão Alterar como habitualmente.

Identificação Instituições

Seguindo para a secção 2. do formulário encontrará a lista de instituições: a Instituição Proponente, uma ou mais Instituições Participantes e a Unidade de Investigação Principal. Note que não há menção de outras Unidades de Investigação nem de Instituição de Acolhimento. Não é possível mudar estas instituições excepto no que toca a mudar o respectivo texto descritivo. Se houver aqui alguma anomalia contacte a FCT para projectosestrategicos@fct.pt.

Componente Científica

A secção 3. é como habitualmente a descrição científica da proposta só que um certo número de subsecções desapareceu e uma mudou de características: aquela que se chamava Tarefas passou a ser Planeamento de Grupos e Linhas. O modo de edição é o habitual. Se escolher Planeamento de Grupos e Linhas encontrará a lista de Grupos ou Linhas que a FCT conhece e para cada um dos itens poderá, premindo o nome do Grupo ou Linha, introduzir o texto correspondente (6000 caracteres).

Grupos e Linhas

As secções 4. (Equipas) e 5. (Outros Projectos) não estão presentes neste formulário. Note que implicitamente estamos a admitir que a equipa da instituição e a sua estrutura são conhecidas com base noutras solicitações da FCT não havendo aqui necessidade de repetir a constituição da equipa. Durante a vigência do projecto a equipa será obviamente actualizada de acordo com actualizações de equipas recentes ou a realizar.

A secção 6 (Indicadores Previstos) mantém-se.

Orçamento

Encontrará dois tipos de novidades na secção 7 (Orçamento): não há dependências em relação a uma secção 8 de Justificação do Orçamento, que é omitida, sendo a necessidade de justificação de orçamento colmatada com um campo de texto adicional na secção 7 para comentários e justificações consideradas relevantes (6000 caracteres).

As restantes funcionalidades e secções do formulário mantêm-se ou sofreram pequenas adaptações. O Glossário passou a ser dependente do tipo de concurso.

O comportamento do formulário para outros tipos de projectos deve manter-se inalterado.


Compete
Compete

Dados relativos ao preenchimento actualizados cada 5 minutos: 320 lacradas.