Skip nav

  • Última actualização janeiro 2020

Estatísticas da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)

Visão Global

1. Investimento Global

A FCT foi criada em 1997 e é a agência pública nacional para o financiamento da investigação em ciência, tecnologia e inovação, em todas as áreas do conhecimento. A Figura 1 illustra o investimento da FCT no sistema científico nacional, desde 1997.

Figura I - Evolução do Investimento anual da FCT

O orçamento da FCT tem contribuições maioritárias do Orçamento do Estado e de fundos estruturais da União Europeia. A Figura II mostra a contribuição do Orçamento do Estado e dos fundos comunitários para o investimento da FCT, entre 2003 e 2019.

Figura II - Investimento da FCT por fonte de financiamento, em Milhões de Euros
Figura III - Investimento da FCT por fonte de financiamento, em percentagem do total

A figura IV representa a evolução do investimento da FCT em valores absolutos e em percentagem da despesa do setor Estado em I&D*1 . Entre 2007 e 2018*2 , o investimento da FCT no SCTN representou, em média, 39% dos fundos do setor Estado em I&D.

Figura IV - Investimento da FCT em percentagem da despesa do setor Estado em I&D

*1 - Fundos do sector Estado para I&D. IPCTN 2018
*2 - Ainda não foram publicados os dados de 2019 sobre os Fundos do Setor Estado para I&D.

O Gráfico V mostra a evolução da execução do orçamento de investimento e do orçamento de gestão da FCT; que em 2019 correspondeu a 97,3% e 2,7% da execução total, respetivamente.

Figura V – Execução dos orçamentos de investimento e de gestão da FCT

2. EXECUÇÃO POR ÁREA DE ATUAÇÃO EM 2017

A FCT apoia diretamente a I&D através de programas específicos nas várias áreas de intervenção, categorizadas em: Formação Avançada (bolsas*3), Emprego Científico (contratos), Projetos de I&D (em todos os domínios científicos), Instituições de I&D (Laboratórios Associados, Unidades de I&D), Cooperação Internacional (cooperação bilateral, quotas em organizações internacionais e parcerias internacionais) e Outras Atividades*4 , designadamente a promoção da cultura científica.

Figura VI – Execução do orçamento de investimento da FCT por área de atuação

*3 - Inclui bolsas concedidas nos concursos individuais e programas de doutoramento.
*4 - Inclui B-on, Fundo de Apoio à Comunidade Científica (FACC), Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS) e Cultura Científica.

Figura VII – Execução do orçamento de investimento (%) por área de atuação

Em 2019 o investimento destinou-se principalmente à Formação Avançada (20% do total) e Emprego Científico (21%), 25% ao financiamento de Instituições e Infraestruturas de I&D, 17% a Projetos de I&D, 12% à Cooperação Internacional e 6% a Outras Atividades.

Figura VIII – Execução do orçamento de investimento por área de atuação, em Milhões de Euros

Nota: (p) - Dados provisórios a 08/01/2020.

Aviso

É permitida a reprodução livre e sem custos do conteúdo destas páginas, sujeito às seguintes condições: a re-utilização é da exclusiva responsabilidade do utilizador, o conteúdo não deve ser utilizado em qualquer contexto impróprio, e a FCT deve ser referida como autor original.