Saltar navegação

News

30-10-2020

AI 4 COVID-19 call selected 12 projects

(Only Available in Portuguese)

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) divulgou o resultado da avaliação do Concurso para Projetos de IC&DT “AI 4 COVID-19: Ciência dos Dados e Inteligência Artificial na Administração Pública para reforçar o combate à COVID 19 e futuras pandemias – 2020”, que recomenda 12 projetos para financiamento de entre 39 candidaturas avaliadas. A concretização dos projetos selecionados, com a duração de 24 a 36 meses, traduz um investimento total de 3 milhões de euros. Os projetos selecionados podem ser consultados aqui.

O concurso AI 4 COVID-19 está enquadrado na Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030, Portugal INCoDe.2030, no Eixo 5 – Investigação. Esta corresponde à 3ª edição de concursos anuais do programa para a investigação em Ciência dos Dados e Inteligência Artificial na Administração Pública. Este programa envolveu uma dotação global de 10 milhões de euros e finaliza agora com um total de 44 projetos financiados. A FCT produziu uma brochura de apresentação dos primeiros 32 projetos no âmbito do programa, que inclui projetos selecionados nas edições de 2018 e 2019 e 4 projetos piloto, que pode ser consultada aqui.

O objetivo central do programa em Ciência dos Dados e Inteligência Artificial na Administração Pública consistiu na promoção do conhecimento científico a partir da análise de grandes quantidades de dados disponíveis na Administração Pública. Pretende-se que os resultados da investigação em curso ajudem a encontrar soluções para se melhorar significativamente a prestação de serviços aos cidadãos e empresas, e também os processos de decisão, que serão progressivamente baseados num conhecimento da realidade, tecnicamente sustentados em provas e não em intuições.

 

News archive ›